Rita Belo, a barrosense de 33 anos que fez sucesso nos tatames lutando Jiu-Jitsu em Barroso e Dores de Campos, agora tem sido a sensação do Mountain Bike. Ela, que já colecionava diversas medalhas no Jiu-Jitsu, agora vem se destacando cada vez mais nos pedais.
Rita conta ao Barroso EM DIA que a transição dos tatames para os pedais começou a partir de uma lesão no joelho, onde precisou passar por uma cirurgia e ficou um ano sem poder treinar e acabou engordando 32 kg. “Foi um período muito difícil pra mim, entrei em depressão, mudei de cidade, foi uma época muito difícil”, destaca ela, ao falar sobre o afastamento dos tatames.
Maio de 2020, foi quando a “bike” entrou na vida dela, como um hobby. Rita conta que no início era difícil e cansativo, mas que toda semana se dedicava mais. Mas foi em setembro do mesmo ano, quando conheceu um grupo de meninas em São João del Rei (cidade onde mora atualmente) que tinham o mesmo hobby, é que começou a pedalar frequentemente. Naquele momento, começou a paixão pela bicicleta.
Porém, foi no início deste ano de 2021 que tudo mudou! “Até então, o pedal pra mim era relaxamento, passeio” ressalta ela ao contar que um amigo a viu pedalando e disse que tinha potencial para corrida. Rita conta que a partir desse momento, ela decidiu pedalar com meninos para se desenvolver mais e foi percebendo a mudança e evolução.
O primeiro campeonato que participou foi o chamado XTERRA, e de cara já obteve um ótimo resultado, chegando em segundo lugar. Em seguida foi a vez do Brasileirão, Rita conta que no momento passava por situações complicadas e não havia treinado, mas se determinou a ir e conseguiu o nono lugar. “Entreguei tudo o que eu tinha, cheguei literalmente caindo mas foi uma experiência e superação incrível” diz.
Depois disso veio a primeira vitória, no Desafio dos Escravos em Barbacena. Rita relata que está focada e determinada para as próximas competições, que acontecerão logo no início de 2022. “Meu foco ano que vem é competir muito… Estou muito focada e determinada, a bike me dá um poder de renovação, mudou muito minha vida” completa ela.
Estagiária: Amanda Fraga.