Compartilhe:

No Dia Internacional da Mulher, a reportagem do barrosoemdia pega carona na homenagem do vereador Luiz Moreira a senhora Silvia Gomes de Melo, através de Título de Honra ao Mérito, e traz a emocionante história da senhora barrosense de 101 anos.

Se jogarmos no Google 1922, a resposta através do Wikipédia será que a União Soviética é criada oficialmente, e a Itália de Mussolini se torna o primeiro estado fascista. Nos EUA, o jovem gângster Al Capone é preso, enquanto a Ku Klux Klan continua sua expansão, mas não aparecerá a história de vida da senhora Silvia.

Ela nasceu no dia 24 de abril de 1922, pouco tempo depois da primeira guerra mundial (28 de julho de 1914 – 11 de novembro de 1918), e como muitos daquela época, encontrou dificuldades desde os primeiros dias de vida. Mas superou, lutou, sobreviveu as atrocidades dos séculos passado e precisou dar a vida para criar filhos. Viúva do Senhor Elpídio, criaram os filhos com muita dificuldade enfrentando o trabalho braçal pesado na zona rural, além trabalhar como lavadeira de roupas para famílias tradicionais de Barroso. Sempre foi uma mulher guerreira e de fé que, fez parte do Apostolado da Oração e sempre foi uma pessoa caridosa, ajudando a criar diversos filhos de coração, os quais até hoje a chamam, carinhosamente, de madrinha.

Moradora do Bairro Josefina Coelho, Dona Silvia completará no próximo abril, mais precisamente dia 24, 102 anos de idade. Pra poucos! A centenária barrosense é é mãe de três filhos, tem dez netos, sete bisnetos e é madrinha de coração de muitos barrosenses.

“Dona Sílvia é um exemplo de força, determinação e amor à família. Uma pessoa que encanta as pessoas com a sua simpatia, saúde, força e lucidez. Sua trajetória de vida é emocionante, inspira todos nós e, por isso, merece a nossa homenagem. Alcançar esta idade é uma dádiva de Deus, Mesmo com dificuldades de locomoção, Dona Silva, tem muita vitalidade e leva uma vida alegre e feliz, apreciando a companhia de seus familiares e os inúmeros amigos que conquistou com toda a sua simpatia.
Que sua história de vida inspire as gerações futuras a perseguir seus sonhos, a superar adversidades e a construir um futuro melhor para todos. Portanto, a dona Silvia, merece nosso reconhecimento, nossa homenagem”, diz trecho da justificativa do vereador que entregou a sua filha na noite dessa quinta-feira (7), em Reunião Solene, o Diploma de Honra ao Mérito.

Foi a primeira vez que a Câmara Municipal de Barroso homenageou, em vida, uma mulher centenária” É destacar e reconhecer o exemplo de vida de dona Silvia, prestes a completar 102 anos de idade”, diz a justificativa de Luiz Moreira que ficou feliz com a homenagem. “Estou emocionado com este momento. São histórias de vida como estas que nos inspiram”, declara.

 

A filha recebeu o Diploma para a Mãe de 101 anos

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *