A Prefeitura de Barbacena cancelou o atendimento de serviços municipais não prioritários e de aulas em algumas escolas municipais em virtude do desabastecimento de água na cidade. A situação ocorre desde a última quinta-feira (11) após um caminhão-tanque explodir e o diesel atingir o Rio das Mortes.
A Advocacia Geral do Município também informou que acionou a Justiça em função da ausência de suporte ofertado pela empresa RR Petróleo Transporte de Combustível ltda, responsável pelo veículo.
Diante da situação, foi determinado que a mesma custeie todos os gastos para a realização das análises da água, bem como uma multa diária no valor de R$ 140 mil para cada dia de descumprimento.
De acordo com o Executivo, fica temporariamente suspenso o suporte ao público na Prefeitura, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Nova Cidade e também as atividades nos seguintes colégios: E. M. José Felipe Sad, E. M. Inês Piacesi, E. M. Lia Salgado, E. M. Professora Yayá Moreira, E. M. Padre Sinfrônio de Castro, E. M. Sebastião Francisco do Vale e E. M. Lions.
Ainda conforme a Administração, será mantido todos os serviços de saúde, coleta e limpeza urbana, Cras São Pedro e demais escolas municipais, que se encontram na região abastecida pela Copasa.
O abastecimento segue interrompido e permanecerá até que haja segurança para o retorno da captação, conforme a Prefeitura.
Atualmente quatro caminhões pipa atuam em hospitais, asilos, forças de segurança, entre outros órgãos, situações ou serviços essenciais.