Compartilhe:

No dia 09 de janeiro, o auditório da fábrica da CSN Cimentos em Barroso (MG) foi palco da formatura das primeiras turmas do programa Capacitar Mulheres, iniciativa promovida pela CSN Cimentos em parceria com a Fundação CSN. A cerimônia marcou a conclusão dos cursos de Operadora de Empilhadeira e Manutenção Mecânica, que capacitaram 32 mulheres da cidade para atuarem em setores predominantemente ocupados por homens.

O curso de Operadora de Empilhadeira formou 17 participantes, das quais dez foram contratadas pela CSN Cimentos e sete bolsistas inscritas, que estão preparadas para ingressar no mercado de trabalho. Já o curso de Manutenção Mecânica contou com a participação de 15 alunas, sendo que dez foram contratadas pela empresa e cinco qualificações (bolsistas inscritas), reforçando o impacto do programa na inclusão feminina em áreas técnicas. As formandas das duas turmas que foram contratadas pela CSN Cimentos começaram a trabalhar em janeiro/2025.

O Capacitar Mulheres tem como principal objetivo ampliar as oportunidades para mulheres no mercado de trabalho, promovendo a igualdade de gênero e fomentando o desenvolvimento profissional nas comunidades próximas às unidades da empresa. Durante a formação, as alunas participaram de palestras e visitas técnicas, conhecendo de perto todas as áreas da fábrica e o processo de fabricação do cimento.

Para Ana Flávia de Oliveira, formanda do curso de Manutenção Mecânica e agora funcionária da CSN Cimentos esse é um momento muito importante e de muito orgulho. “Estou feliz em fazer minha trajetória profissional na CSN, uma empresa reconhecida por sua excelência e pelo compromisso com o desenvolvimento e valorização dos colaboradores. Atualmente atuo na área de Manutenção Mecânica, um setor desafiador, onde tive a oportunidade de me preparar por meio do Capacitar Mulheres. Sou grata à CSN Cimentos por abrir as portas para as mulheres da cidade de Barroso, em um mercado que historicamente apresenta barreiras de entrada. Essa iniciativa não apenas transforma vidas, mas também nos inspira a sermos exemplos para outras mulheres que buscam alcançar seus objetivos”, comemora a Ana Flávia.

Desde seu lançamento, em 2021, o Programa Capacitar já impactou mais de 1.200 mulheres em todo o Brasil, promovendo a inclusão feminina em áreas técnicas e fortalecendo o protagonismo das mulheres no mercado de trabalho.

Em Barroso, a iniciativa contou com o apoio da Fundação CSN, no espaço do projeto Garoto Cidadão, que ofereceu a infraestrutura necessária para as aulas do Capacitar Mulheres.

Grupo CSN

Fundada em 1941, a CSN foi a primeira produtora integrada de aço plano no Brasil, um marco no processo de industrialização do País. Em 1993, após mais de cinco décadas como uma empresa estatal, a Companhia entrou em uma nova era ao ser privatizada e assumir um novo posicionamento de mercado. Hoje, a CSN não é somente uma siderúrgica nacional, mas também uma empresa de destaque mundial nos setores de mineração, cimento, energia e logística, graças à dedicação de seus mais de 40 mil colaboradores.

Atualmente, o Grupo CSN está presente em 17 estados brasileiros e também atua em dois outros países – Alemanha e Portugal, tendo suas ações listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e de Nova York (NYSE). O protagonismo social da empresa concentra-se na Fundação CSN, com projetos que contribuem para a transformação social da comunidade nas áreas de educação, desenvolvimento comunitário, cultura e esporte.

1 comentário

  1. Meus parabéns a todas envolvidas e boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *