Compartilhe:

Uma criança de 2 anos morreu após ser picada por um escorpião em Ubaporanga, no Vale do Aço, Minas Gerais. Durante um passeio com a família no último sábado (22), o menino sofreu o ataque. Ele foi socorrido e levado para hospitais em Ipatinga, mas, devido a complicações, não resistiu.

No primeiro atendimento, a equipe médica do Hospital Municipal Eliane Martins aplicou quatro doses do soro antiescorpiônico. No entanto, o estado de saúde da criança piorou, exigindo a transferência para a UTI Pediátrica, onde morreu.

O menino chegou ao hospital com sudorese intensa, fadiga e dificuldade para respirar. Os médicos acreditam que a demora de mais de uma hora entre a picada e o atendimento pode ter agravado seu quadro.

Em nota, o hospital garantiu que não havia falta do soro antiescorpiônico e que seguiu todos os protocolos de atendimento. “Ressaltamos que o HMEM possui o soro em estoque, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, e está plenamente preparado para atender casos de acidentes com animais peçonhentos”, informou.

FUNEB

Foi reinaugurada nesta terça-feira (25) a fábrica de produção de soros hiperimunes da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fábrica retoma os trabalhos após nove anos parada para manutenção do local.

A previsão é de que em agosto deste ano já iniciem a entrega das primeiras ampolas para fortalecer o combate a acidentes com animais peçonhentos no Brasil e em outros países da América Latina.

A fundação possui registro para a produção de oito tipos de soros, entre eles os antipeçonhentos (antiofídicos e anti escorpiônicos), antitóxicos (antitetânico) e antivirais (antirrábico). Em 2025, a previsão é produzir soros antibotrópico (pentavalente), anti-crotálico (cascavel) e antiescorpiônico, ampliando a variedade nos anos seguintes conforme os contratos firmados com o Ministério da Saúde.

Informações Hoje Em Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *