O país registrou 1.726 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas – recorde desde o início da pandemia – chegando ao total de 257.562 óbitos desde seu começo. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 1.274.
Já são 40 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de 1 mil, 6 dias acima de 1,1 mil, e pelo terceiro dia a marca aparece acima de 1,2 mil. Foram quatro recordes seguidos de sábado até aqui.
Quinze estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes:
ESTADOS
- Subindo (15 estados mais o Distrito Federal): PR, RS, SC, SP, DF, AC, PA, TO, AL, BA, CE, MA, PB, PI, RN e SE
- Em estabilidade (8 estados): ES, MG, RJ, GO, MS, MT, RO e PE
- Em queda (3 estados): AM, AP e RR
NOVA VARIANTE EM MINAS
A primeira reinfecção pelo novo coronavírus em Minas Gerais foi causada por uma linhagem de vírus que, até então, não havia sido detectada no Brasil. Trata-se da B.1.2, variante norte-americana que circula intensamente nos EUA desde outubro de 2020. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou nesta terça-feira (2) o segundo teste positivo em um médico de 29 anos, sem comorbidades ou imunodeficiências. Ele mora em Sabará, na região metropolitana, onde trabalha, e também atende pacientes em BH e Caeté.
Segundo pesquisadores da Ufop, este é o sétimo caso de reinfecção no Brasil confirmado a partir do sequenciamento de duas amostras do vírus e o primeiro em Minas.
MORTE DE CRIANÇA
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou que foi registrado o primeiro óbito por Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença rara associada à Covid-19. O caso, de uma criança de 9 anos, sem comorbidades, foi registrado nessa segunda-feira (1) em Juiz de Fora, na Zona da Mata – ela morreu no ano passado.
De acordo com a pasta, a vítima, que não teve o sexo revelado, apresentou febre e dores de cabeça no dia 21 de outubro de 2020, sendo hospitalizada no dia 24 e transferida para a Unidade Terapia Intensiva (UTI) no dia 25 daquele mês. No dia seguinte, ela morreu, e desde então o caso vinha sendo investigado.
VACINA
Balanço da vacinação contra Covid-19 desta terça-feira (2) aponta que 7.106.147 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 3,36% da população brasileira.
MAPA
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou nesta terça-feira (2) uma nota técnica na qual aponta o agravamento da pandemia de Covid-19 no Brasil. De acordo com a Fiocruz, 19 unidades da federação têm taxas de ocupação de leitos de UTI acima de 80%.