Apesar do aumento de casos de Covid-19 em Barroso nesta semana, eram quatro casos na última sexta-feira (5), hoje são 20, o estudo da Universidade Federal de São João del Rei, aponta para redução da doença no município.
Segundo o quadro que mostra a evolução média móvel de novos casos, a situação atual de Barroso é de redução neste último dia 10 de novembro. Porém, a cidade aparece com 0.14, o mesmo número da semana passada, dia 3 de novembro: 0.14, o que poderia ser classificado como estabilidade.
“Para determinar a classificação, compara-se a média móvel atual com a de 14 dias atrás, e não com a da semana passada. Por esse motivo, a cidade de Barroso apresenta tendência de redução, pois a média móvel atual (0,14 casos/dia) comparada com a de 14 dias atrás (0,43 casos/dia) indica uma redução de 67%”, diz especialistas do NEPE.
Em 20 de outubro os números marcavam 0.86, depois diminuíram para 0.43 e nas duas últimas semanas paralisou em 0.14. Segundo a observação que consta no quadro, os dados são baseados nos números da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.
OUTRAS CIDADES
Já outras cidades, como Dores de Campos, por exemplo, aparece com elevação da doença na cidade. O município saltou de 1.0 para 4.0 e teve um aumento considerável nos casos. Prados também quase que dobro a marca de 3.43 para 6.29 na evolução média.
Barbacena também aponta para redução. A cidade marcava 8.86 e caiu para 2.71.
ESTUDO
A média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga, e consiste na média de novos casos dos últimos 7 dias. A comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás fornece a tendência de contágio em determinado município:
> 15 % – Aceleração no ritmo de contágio entre -15% e 15% – Estabilização no ritmo de contágio
< -15 % – Redução no ritmo de contágio