Compartilhe:

Em quase 20 dias de realização de exames para o novo coronavírus, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) recebeu quase 6 mil amostras de todo o estado. Cerca de 65% ainda não tiveram resultados divulgados, totalizando 3.856 amostras que continuam em processo de investigação.

Até a última segunda-feira, Minas Gerais notificou 29.724 casos suspeitos da doença. Mas só chegaram até a Funed 5.956 amostras para realização do diagnóstico, ou um quinto do total de casos.

Para se ter uma ideia do atraso que atinge também Barroso, onde a Secretaria de Saúde aguarda o resultado de 14 exames enviados a Funed, os dois resultados negativos, que foram coletados no dia 20 de março e enviados no dia 23 do mesmo mês , só tiveram resposta nessa quarta-feira (1) de abril, ou seja, nove dias depois.

Em entrevista ao G1, na última quinta-feira (26), o secretário adjunto de Saúde Marcelo Cabral disse que nem todos os pacientes que apresentam sintomas de gripe são submetidos ao exame, mas são considerados casos suspeitos.

“Só vão ser submetidos a exames pacientes com quadro grave, como dificuldade respiratória”, falou.

Segundo o governador Romeu Zema, a Funed vinha realizando 200 exames por dia e, a partir desta quarta-feira (1º), já dobraria a capacidade diária.

Para ampliar a capacidade de realização de diagnósticos, a Fundação Ezequiel Dias está credenciando laboratórios. A expectativa é realizar 1.800 testes por dia. Os nomes dos laboratórios serão divulgados na próxima sexta-feira (3).

Três mortes

Minas Gerais confirmou, nesta quarta-feira (1), a terceira morte causada pela doença.

O terceiro óbito confirmado é de um paciente de 44 anos, de Mariana, que não tinha ainda nenhuma outra comorbidade confirmada. Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (1º), ele faleceu nesta segunda-feira (30) em um hospital de Belo Horizonte, cujo nome não foi informado.

Além disso, outras 45 mortes pela Covid-19 estão em investigação no estado. Há 314 casos confirmados. Agora, já são 34.018 casos suspeitos.

Informações G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *