Conheça o Clube do Livro de Barroso

Compartilhe:

Já imaginou participar de um clube do livro que promove encontros dedicados à discussão de obras literárias dos mais diversos temas e gêneros? Pois em Barroso, um grupo de amantes da literatura resolveu por em prática essa ideia ao fundar o “Clube do livro de Barroso”.

A iniciativa surgiu através do barrosense e estudante de pedagogia, Marcos Túlio Moreira, que compartilhou com amigos o desejo de fundar um projeto voltado para leitores. Assim sendo, ele decidiu colocar a ideia em prática e estender, por meio das redes sociais, um convite a possíveis interessados.

A reunião inaugural do grupo aconteceu no último dia 21 de julho, na Sala do Projeto Cultura Viva, no prédio do antigo FAPI e, ao todo, reuniu 16 pessoas de diferentes faixas etárias, que vão dos 12 aos 50 anos de idade.

Marcos conta que o objetivo prático é a discussão sobre livros, onde a cada mês, haverá um encontro para compartilhar impressões e ideias sobre determinadas obras. Além disso, o projeto também tem a função social de estimular pessoas a lerem com mais frequência.“A leitura por si só trás vários benefícios, pois trabalha a criatividade, o vocabulário. Este é o desafio. Sabemos que nem todos são incentivados a lerem, principalmente no Brasil. Pessoas passam a vida toda sem abrir um livro” destacou Marcos.

Segundo dados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, lançada em 2016, pelo Instituto Pró-Livro, mais da metade da população brasileira se considera leitora, contudo, leem apenas 4,96 livros por ano. Deste total, 2,43 foram terminados e 2,53 não foram lidos por completo.

LEITORES VORAZES

Para a integrante do clube, Viviane Basílio, juntar-se ao Clube do Livro de Barroso é uma oportunidade de justamente transformar a leitura em um hábito. “Vivemos em uma sociedade onde as coisas acontecem rápido demais e nem sempre é fácil encontrar tempo para se dedicar a atividades prazerosas, como a leitura de um livro. Então, acredito que a participação em um clube literário possa incentivar os membros a reservar alguns momentos do dia para essa prática, além de proporcionar interpretações diversas sobre uma mesma obra, o que enriquece a experiência” disse.

Já para Paulo Ribeiro, outro membro do grupo, o clube é uma oportunidade de inspiração para a comunidade e a cultura local. “Espero que o movimento em nossa cidade, desperte o interesse de mais pessoas para o mundo literário. Que fortaleça o hábito de leitura, que as pessoas possam descobrir um mundo novo através dos livros” declarou.

O CLUBE

Livro “A Garota do Lago”, primeira leitura do Clube do Livro de Barroso.

Inicialmente o clube terá poucos membros, com vagas limitadas para no máximo 20 pessoas, já que as reuniões, com um tempo estipulado para uma 1 hora e meia, pretendem contar com a participação de todos durante as discussões.

Contudo, Marcos conta que futuramente, o grupo pretende estender as atividades para a população, em projetos como contação de histórias para crianças, por exemplo.

O próximo encontro do grupo já tem data marcada para o dia 25 de agosto, onde será abordada a leitura conjunta do livro “A GAROTA DO LAGO”,  Best- Seller em vários países.

LIVROS NA PRAÇA

Outra iniciativa voltada para a disseminação da leitura na cidade aconteceu em maio deste ano, onde a barrosense Cássia Alcântara encontrou na Praça Sant’ Ana, em cima de um dos bancos do local, um livro deixado propositalmente para que alguém o lê-se.

“Eu estava na Praça, sentei no banco e quando olhei para o lado vi um livro. Quando abri encontrei uma mensagem dizendo que o livro era meu. Fiquei encantada com o gesto. Precisamos de atitudes assim neste mundo tão cheio de conflitos”, disse Cássia, que na ocasião levou o livro para casa e posteriormente disse que faria o mesmo gesto, já que foi um pedido da pessoa que o deixou.

“Achou? Pode levar, um bom livro é sempre uma ótima cia! Depois passe adiante #gratidão – psijosymend ”. Estes eram os dizeres que estavam em um bilhete afixado dentro do livro “A Era dos Besouros”, que foi encontrado por Cássia. 

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.