Compartilhe:

A população de Barroso aumentou no período de 2010 a 2022, passando de 19.599 para 20.080, ou seja, 481 cidadãos em 12 anos. O dado faz parte do Censo Demográfico de 2022, que teve o resultado parcial divulgado na última quarta-feira (28/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um aumento de cerca de 2% na população que não muda em nada com relação ao valores do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Barroso continua na escala 1.2 da tabela, ou seja, entre 16.981 e 23.773 habitantes. Dessa forma, continuará recebendo cerca de R$3,5 milhões por mês.

O repasse do FPM leva em conta o tamanho populacional de cada município.

Preocupadas com a perda de recursos, centenas de prefeituras de todo o Brasil, devem acionar a Justiça para pedir revisão dos dados populacionais do censo que contou a população do Brasil. A quantidade de moradores impacta os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), receita importante para a maioria das cidades brasileiras.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 770 cidades receberão menos recursos do FPM devido à população menor contada pelo Censo Demográfico de 2022, divulgado no último dia 28. Em comunicado divulgado nessa segunda-feira (3), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) defendeu a “qualidade e confiabilidade” do censo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *