A forte chuva que caiu no fim da tarde e início da noite desse domingo (10), em Barroso, deixou vários pontos de alagamento no centro e bairros da cidade. Se por um lado a Prefeitura resolveu o problema crônico e histórico da Praça Salvador da Silva e Rua Daniel Pantaleão, onde fortes chuvas traziam prejuízos para os moradores e comerciantes, por outro, alguns pontos ainda precisam de investimento e melhorias.
É o caso da Avenida Genésio Graçano, no Bairro Irmãos Pinto, na entrada da cidade. Há anos o problema existente próximo ao Clube Recreativo Barrosense (CRB) continua tirando o sono dos cidadãos que trafegam ou moram próximo a localidade. “Aqui, há mais de 10 anos é assim. Se chover forte, alaga tudo e quando os carros passam, a água entra na nossa casa que fica aqui perto”, diz um morador em mensagem enviada ao barrosoemdia.
Outro ponto, também no bairro, mais precisamente no Jardim Europa, que alagou, foi na saída para o Caetés. Em fotos e vídeos enviados a reportagem é preciso ver o alagamento próximo a quadra do bairro. “Aqui o problema é que os moradores também não ajudam, jogam lixo nos bueiros e agora eles estão entupindo”, diz uma moradora que já cansou de ver cidadãos jogando lixo próximo dos bueiros.
A forte chuva, foram cerca de duas horas de muita chuva, também trouxe prejuízos para moradores da Rua Maria José de Melo, o Beco do Formiguinha, no centro da cidade. Outro problema crônico no centro, o Beco, que tem suas ligações irregulares desde a sua construção, na década de 2000, também fica alagado com fortes chuvas. “Cada vez está ficando pior e a chuva já está entrando dentro das nossas casas”, diz um morador que teve prejuízo com a água invadindo sua casa.
Outro locais tiveram deslizamentos e também pequenos alagamentos. Todas as fontes pediram sigilo sobre seus nomes.
PREFEITURA
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para saber a posição do executivo diante dos problemas encontrados. De acordo com a assessoria, a chuva incomum da noite de domingo causou alguns problemas no município de Barroso. “Felizmente não houve registro de feridos. Houve registro de um desmoronamento de muro no Esplanada e outros registros de alagamentos temporários em algumas vias”, traz trecho da nota onde a Prefeitura reforça que estes problemas são antigos e precisam de grandes investimentos de recursos financeiros para serem resolvidos e que segue trabalhando para resolvê-los.