Compartilhe:

O Boletim Epidemiológico de Covid-19, divulgado nessa quinta-feira (24), pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), revela que o estado registrou nas 24 horas anteriores 3.901 novos casos da doença, além de 16 mortes.

As amostras detectáveis para o vírus analisadas pela Vigilância Laboratorial do Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG/Funed) tiveram um salto percentual significativo do ponto de vista estatístico, passando de 1,73%, no mês de outubro, para 11,61%, nos dias recentes de novembro.

André Felipe Bernardes, referência técnica em vírus respiratórios do Serviço de Virologia e Riquetsioses da Funed, explica que é possível registrar um aumento na frequência em que a Covid foi identificado nas amostras encaminhadas para análise em novembro. “Em outubro o índice estava em 2,68%, já nos primeiros 19 dias do mês saltou para 30,97%”.

Segundo Bernardes, esses dados trazem a expectativa de que, no fim de novembro e em dezembro, tenha-se um crescimento significativo na circulação do vírus, similar ao vivenciado em junho e julho de 2022, quando o índice chegou a 32,95% e 40,5% nos respectivos meses.

Dados do boletim Infogripe demonstram que 15 estados apresentam sinal de crescimento na tendência em longo prazo. Os dados são referentes à semana epidemiológica 46 dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), notificados no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) e compilados no Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Minas Gerais está entre eles, com probabilidade de crescimento superior a 75%. Em seis estados, essa probabilidade é de 95%: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pode ser causada pela COVID-19. Portanto, essa tendência de crescimento vai ao encontro com a escalada de novos casos de coronavírus vivenciada nesse mês de novembro.

BARROSO

Barroso também vem registrando um aumento significativo no número de casos de Covid. Na última semana, a média de postivados na cidade mais que duplicou, chegando a registrar 50 casos no total.

Com informações Estado de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *