Compartilhe:

Duas cidades da região; Barbacena e Dores de Campos, receberão valores menores do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ao todo, segundo dados divulgados pelo Associação Mineira de Municípios (AMM), são 46 municípios de Minas Gerais que terão queda na arrecadação.

A queda é referente ao resultado provisório do Censo 2022, onde os novos números de habitantes de cada município brasileiro foi divulgando na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dores, por exemplo, tinha 10 mil e 291 habitantes e com o resultado do Censo caiu para 10 mil e 7 pessoas, ou seja, por causa de apenas 284 cidadãos, terá uma queda na arrecadação do FPM. Isso porque, de acordo com a tabela, a cidade dorense caiu de 0,8 para 0,6 na tabela de participação. O município deve receber, conforme cálculos de previsão, cerca de R$400 mil a menos por mês.

Já Barbacena que tinha estimativa de 139 mil e 61 pessoas caiu para 125 mil e 317 cidadãos. Consequentemente caindo na tabela do FPM de 3,6 para 3,4.

Outras 23 cidades de Minas subiram na tabela. É o caso, por exemplo de Lima Duarte, cidade da Zona da Mata, que tinha 16 mil e 749 pessoas e agora foi para 17 mil e 221, passando de 1,0 para 1,2 na tabela do FPM.

VEJA A LISTA DAS CIDADES QUE CAÍRAM E QUE SUBIRAM NA TABELA FPM

BRASIL

Preocupadas com a perda de recursos, centenas de prefeituras de todo o Brasil, devem acionar a Justiça para pedir revisão dos dados populacionais do censo que contou a população do Brasil. A quantidade de moradores impacta os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), receita importante para a maioria das cidades brasileiras.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 770 cidades receberão menos recursos do FPM devido à população menor contada pelo Censo Demográfico de 2022, divulgado no último dia 28. Em comunicado divulgado nessa segunda-feira (3), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) defendeu a “qualidade e confiabilidade” do censo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *