Compartilhe:

Regionais da Zona da Mata e Campo das Vertentes, como Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Barbacena e São João del Rei registraram notificações junto à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) de casos suspeitos de sarampo, que foram divulgados no último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgado na sexta-feira (30).

A Prefeitura de Além Paraíba, mesmo não tendo sido citada nos registros, confirmou esta semana o caso de suspeita da doença em uma adolescente. A notificação ocorreu na segunda-feira (26) pelo consultório que atendeu a paciente. O fato já foi informado à Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, que está orientando a condução do caso.

A definição de caso suspeito de sarampo possui as seguintes características:

  • Pessoa com febre e exantema maculopapular (erupção avermelhada em uma área vermelha com irritação da pele), acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e situação vacinal;
  • Todo indivíduo considerado como caso suspeito, com história de viagem ao exterior nos últimos 30 dias ou contato com alguém que viajou para locais com circulação do vírus do sarampo, no mesmo período.
Mapa regional saúde sarampo minas — Foto: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais/Reprodução
Mapa regional saúde sarampo minas — Foto: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais/Reprodução

De acordo com a SES, o mapa divulgado no boletim mostra a distribuição dos casos notificados de sarampo em Minas, no período de janeiro a agosto de 2019 e atualizado na última segunda-feira (26). O município e a regional de saúde são os responsáveis por notificar ao Estado sobre as suspeitas.

Ao G1, a Secretaria informou que não divulga o nome dos municípios que notificaram o caso, nem a quantidade, apenas os que foram confirmados, já que depende dos resultados laboratoriais e muitas vezes a doença não foi adquirida na cidade. Eles também explicam que, quanto maior o círculo laranja, mais número de casos suspeitos na regional.

Casos suspeitos de sarampo na Zona da Mata e Campo das Vertentes — Foto: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais/Divulgação
Casos suspeitos de sarampo na Zona da Mata e Campo das Vertentes — Foto: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais/Divulgação

Segundo o mapa, na Zona da Mata e Vertentes, a Gerência Regional de Saúde de Ubá (GRS) que atende 31 cidades teve o maior número de notificações.

As outras regionais também apresentaram casos suspeitos que seguem em investigação. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora abrange 37 municípios, a GRS de São João del Rei conta com 20 e SRS de Barbacena responde a 31 cidades.

A GRS de Leopoldina, que atende 15 cidades, também aparece no mapa. Uma das cidades desta regional é Além Paraíba.

De acordo com o boletim, atualmente 78 casos em Minas Gerais seguem em investigação. Desde o início de 2019 foram notificados 249 casos suspeitos de sarampo em 92 municípios no estado. Destes, até o momento, 167 foram descartados e 4 foram confirmados.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.