Compartilhe:

Foto ilustrativa

De acordo com apuração do barrosoemdia, as câmeras de segurança do chamado Olho Vivo, programa que está sendo implantado em Barroso, pode realizar autuações de veículos que cometem infrações de trânsito.

O sistema é composto por 116 câmeras, das quais 49 serão instaladas ainda este ano. Estas câmeras contarão com tecnologia de Inteligência Artificial para monitoramento contínuo 24h. Além de cobertura em tempo real, as câmeras terão capacidade para reconhecimento facial e monitoramento veicular, integradas aos sistemas Hélios da Polícia Militar de Minas Gerais e CORTEX do Ministério Público, possibilitando a identificação de veículos suspeitos e foragidos da justiça.

Desta forma, aqueles veículos que cometem infrações de trânsito serão multados na cidade. É necessário ter uma placa sobre a fiscalização online.

Resolução de 909/2022 do Contran

Art. 2º A autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, exercendo a fiscalização remota por meio de sistemas de videomonitoramento, poderão autuar condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas “online” por esses sistemas.

Confira algumas ações que podem ser multadas através de câmeras de monitoramento?

  • Ultrapassagem em locais proibidos 

As ultrapassagens em locais como vias de mão dupla e pista única podem ser visualizadas pelas câmeras e autuadas pelos agentes de trânsito, e são consideradas infrações médias.

  • Estacionar em locais proibidos 

Estacionar em locais proibidos, que estão sinalizados corretamente com a placa, espaços com faixas de pedestres etc, também é uma infração que pode ser multada pelas câmeras. Ela  uma infração considerada leve.

  • Não usar a seta

O motorista que for flagrado pelas câmeras de monitoramento convergindo, sem sinalizar corretamente  também pode ser multado. Ultrapassagem, virar a esquina, imobilizar o carro em caso de emergência, tudo deve ser previamente sinalizado. Essa é uma infração grave.

  • Andar de marcha à ré

Outra infração grave muito comum de ser multada pelas câmeras de monitoramento é andar de marcha à ré, mesmo que por curtas distâncias.

Outro ponto, que se encaixa muito com a situação de Barroso, neste momento, está voltada para as motos. Assim, traz o código de trânsito que aquele que resolve empinar a motocicleta, se flagrado, poderá ser autuado pelo artigo 244, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro, que classifica tal conduta como uma infração gravíssima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *