Compartilhe:

Aconteceu na noite dessa segunda-feira (22), na Câmara Municipal de Barroso, a Reunião Solene que celebra o Dia da Consciência Negra, comemorado em todo o território nacional no último dia 20 de novembro, data que foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro “Zumbi”, que lutou contra a escravidão no Brasil. A data foi estabelecida no Brasil pelo Projeto de Lei 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003.

Em Barroso, o Dia da Consciência Negra foi instituído pela Lei 1.853/2001 que “dispõe sobre a comemoração do Dia Municipal da Consciência Negra”. Mais que isso, comprometida em apoiar o movimento da igualdade racial em Barroso, o poder Legislativo aprovou, por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo 64/2007, de autoria do ex-Vereador e ex-Presidente Vanilton Antônio de Barros, o qual se converteu em Decreto Legislativo 483/2007, que instituiu a realização oficial desta Sessão Solene, por ocasião da semana de Zumbi dos Palmares, objetivando prestar um tributo a Zumbi e consolidar os ideais libertários e de valorização da cultura e da tradição afro-brasileira.

Estiveram presentes na reunião, que foi presidida pelo vereador Luiz Moreira, os vereadores Didio Barbeiro, vice-presidente da Casa, o Primeiro Secretário Márcio Enfermeiro, o Segundo Secretário Edson Buiú, Leone Nascimento, Nem da Auto Escola e Kiko do Bedeschi, além, do prefeito de Barroso, Anderson de Paula, o vice-prefeito Eduardo Ferreira Pinto e os membros do GIRB, que tem como Presidente Francisco Carlos Rodrigues, o Maruzan. Os vereadores Állan Campos e João Golô não puderam participar do evento por motivos de saúde e pessoais.

“Essa herança africana está em tudo, está na culinária, nas músicas, nas nossas vestes, enfim, está na nossa cultura em geral”, diz o vereador Márcio Enfermeiro que falou em nome do legislativo barrosense.

Já o Prefeito Anderson, que também discursou, falou sobre a luta diária contra o racismo. “Defender uma causa voltada para a Consciência Negra é o mínimo que podemos fazer. E vou além, tudo o que fizermos, ainda assim, será muito pouco diante do tamanho da dor que todos sofreram e ainda sofrem”, diz Anderson.

Tradicionalmente acontece na solenidade a entrega do Diploma de Destaque do Grupo de Igualdade Racial de Barroso, o GIRB, que é o responsável, através da sua diretoria, pela escolha dos cidadãos que serão agraciados. Desta forma, pessoas que contribuíram de alguma maneira para o fortalecimento do grupo receberam a premiação na noite festiva que também teve apresentações culturais e durou cerca de três horas.

“Gostaria de registrar que mesmo diante de tantas dificuldades, a Câmara não mediu esforços para a realização desta solenidade. Portanto, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid, conseguimos realizar este evento que é de grande importância para todos nós”, diz Luiz Moreira, presidente da Casa.

Fotos de Mateus Passos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *