Quando chega o fim de semana e você pensa que vai descansar depois de muitos dias de trabalho, seu merecido sossego é interrompido pelos motores das motocicletas e sons de carro que trafegam pelas ruas de Barroso. Esta é uma realidade cada vez mais presente na cidade, principalmente nos últimos meses, durante a pandemia de coronavírus.
“Moro com minha mãe, idosa, na chamada Rua da Brasileira, onde as casas são bem próximas e som ecoa muito forte. E justamente por causa disso, esses “moleques”, que andam de moto e querem aparecer, passam acelerando e causando transtorno”, conta a filha que precisa tranquilizar a mãe, que vive acamada, toda vez que uma moto entra na rua acelerando. “Eles entram aqui, passam o primeiro quebra mola e aceleram como se fossem os donos da verdade, como se não houvesse lei”, diz a mulher que prefere não se identificar.
O mesmo transtorno encontrado na Rua da Brasileira e relatado pela moradora, vive também outros barrosenses que moram próximas as vias rápidas e propícias para a chamada “esticada” que dão os motociclistas que querem mostrar suas motos para a população. “Aqui na Francisco de Paula é a mesma coisa, eles começam acelerar lá em baixo e só param aqui em cima, próximo da minha casa, onde fazem questão de acelerar um pouco mais”, contra outra moradora do Bairro do Guede que já enviou vídeos e fotos a reportagem do Barroso EM DIA.
E nem só do barulho “infernizante” dos motores das motos vivem os barrosenses, senão bastasse, o som de carros, acima dos decibéis permitidos, também tira o sono, nas madrugadas ou até mesmo a luz do dia. “Antigamente isso era proibido aqui em Barroso. A Polícia chegava e multava, agora parece que é liberado, os carros passam e deixam os vidros das casas tremendo e ninguém faz nada”, relata uma outra moradora.
Diante de inúmeras reclamações de perturbação do sossego, que vão contra a lei, a Câmara Municipal de Barroso, através do Presidente Luiz Moreira, o Luizinho, ao lado dos demais vereadores, conversaram essa semana com o Tenente do 2º Pelotão da Polícia Militar de Barroso, Thiago Dhaer.
“Estamos aqui em nome da população reforçando que a nossa Policia Militar possa agir para coibir essas motocicletas barulhentas e carros de som que trafegam pela cidade sem respeitar o espaço do próximo”, diz Luiz Moreira que reafirma que o problema é maior nos finais de semana. “Principalmente nos finais de semana e em ruas que propiciam o barulho dos motores. Estes condutores estão exagerando e trazendo transtorno para as pessoas de bem”, reforça Luiz.
Com a presença dos demais vereadores, as autoridades presentes também discutiram diversos assuntos relacionados à segurança pública do município, entre elas, fiscalização por parte da PM com relação às aglomerações durante a pandemia.
POLÍCIA MILITAR
O Tenente Dhaer, que estava acompanhado na reunião do Cabo Cristhian, ouviu atentamente as reivindicações e prometeu reforçar a segurança e fiscalização destes problemas apontados pelos vereadores de Barroso.