Compartilhe:

A situação dos reservatórios da Copasa em Barroso é crítica e pode faltar água em quase toda a cidade nesta semana. E segundo informações extraoficiais repassadas a reportagem do Barroso EM DIA, a possibilidade de falta de água em toda a cidade é grande.

Mesmo com as fortes chuvas que caíram no final de semana, a reportagem apurou que a situação dos reservatórios continuam péssimas e uma falta de água geral não foi descartada no município. “As chuvas ajudaram um pouco, mas essa chuva forte e passageira não é o ideal”, diz uma fonte que prefere não se identificar.

Nesse domingo já faltou água em alguns bairros de Barroso. Moradores do Esplanada e Irmãos Pinto procuraram a reportagem para informar o problema e disseram que estava tentando comprar caminhões de água. “Vamos nos organizar aqui e comprar água, porque não dá para ficar sem água”, diz uma moradora.

Ainda de acordo com o que foi apurado os reservatórios estão baixíssimos e não existe muito o que fazer, pois não há água o suficiente nem para manobra. “Sei que o pessoal da Copasa de Barroso, que não tem nada haver com o problema, eles não são responsáveis a escassez é em todo o Brasil, não tem água nem para a tal manobra que costuma fazer”, diz a pessoa.

É muito comum a chamada manobra para atender um bairro ou outro, fazendo o desvio dessa água.

“Mas o maior problema de Barroso é saber que existe um reservatório parado no Caetés, que só não está funcionando por falta de investimento por parte dos engravatados da Copasa que nem aqui aparecem”, diz a fonte que pediu sigilo sobre as informações.

Autoridades pedem aos barrosenses que economizem água ao máximo, evitando desperdício, pois a situação está caótica e a falta de água nos próximos dias está evidente.

COPASA

De acordo com informações, existem 11 reservatórios na cidade, sendo que destes, três, que estão perto do almoxarifado, no Centro, com capacidade de quase 2 milhões, estão com níveis baixíssimos, e os outros oito em situação estáveis.

Hoje, segundo informações, são duas captações em funcionamento, a da Boa Vista, que está praticamente acabada em questão de vazão, e, a da Invejosa, que tem baixado assustadoramente. Essas duas captações se encontram na represa onde é tratada a distribuição para a população.

A captação de água do Caetés, que está parado, tem dois reservatórios de 500 mil litros cada, que também estão parados.

Ainda segundo informações, o necessário é uma vazão ao menos de 63 litros por segundo, hoje é de 40 l/s. E mais, são três elevatórias: uma no Bandeirantes, que joga no Bedeschi, uma no Rosário, que joga no alto do Rosário e uma na represa, que joga para o Josefina Coelho.

2 Comentários

  1. Infelizmente nenhum investimento quanto a isso a COPASA realizou durante os anos que esta em Barroso. Podia sim! Já ter uma reservatório digno da cidade feito.

  2. Meu Deus.
    Que ele tenha misericórdia por todos!
    É Alguém precisa fazer alguma coisa em relação a Situação do Caetes.
    É necessário é urgente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *