A cidade de Barroso, uma das que mais aplicam vacinas na região do Campo das Vertentes, supera nesta quarta-feira (16), o cronograma de vacinação contra a Covid-19, estabelecido pelo Governo de Minas Gerais.
Divulgado nessa terça-feira (15) pelo governador Romeu Zema (Novo), o calendário de imunização do estado prevê a vacinação por faixa etária da seguinte forma:
• 59 a 55 anos: junho
• 54 a 50: julho
• 49 a 35: agosto
• 34 a 25: setembro
• 24 a 18: outubro
Porém, nesta quarta-feira, com a vacinação de cidadãos barrosenses de 55 anos sem comorbidades, o município, faltando 14 dias para o fim do mês de junho, já atingiu a meta estadual de vacinar de 59 a 55 em junho.
E mais, nesta quinta-feira (17) serão vacinados barrosenses com 54 anos sem comorbidades. Desta forma, Barroso deixa para trás o cronograma do governo e ultrapassa a meta estabelecida. Pelo estado, 54 anos só seriam vacinados em julho, mas Barroso vai vacinar 13 dias antes do previsto.
Ao irem se vacinar essas pessoas precisam levar documento com foto que comprove a idade CPF, cartão SUS, cartão de vacina, cópia e original do comprovante de residência (especificamente obrigatório) e caneta. A campanha ocorre no Ceclans, em forma de Drive-Thru, de 9h às 12h nesta quinta-feira.
SEXTA-FEIRA
Já na sexta-feira (18) serão vacinadas gestantes e puérperas em geral, com ou sem comorbidades. Gestantes devem levar relatório médico indicando a vacinação e cartão pré-natal. Já as puérperas 45 após o parto, também devem levar relatório médico indicando a vacinação, certidão de nascimento da criança, documento com foto que comprove a idade CPF, cartão SUS, cartão de vacina, cópia e original do comprovante de residência (especificamente obrigatório) e caneta. A campanha ocorre na UBS do Nova Barroso, em forma de Drive-Thru, de 9h às 12h, na sexta-feira.
O Governo de Minas ainda não oficializou a permissão de lactantes na vacinação. Tão logo seja oficializa e tendo disponibilidade de vacinas, elas também serão chamadas a se vacinar.
VACINAÇÃO
Aliás, conforme matéria do jornal impresso Barroso EM DIA do mês de junho, a cidade, levando em conta o público-alvo (acima de 18 anos) é uma das que mais vacinam em Minas Gerais. De acordo com a publicação, cerca de 50% do público-alvo já tinha vacinado. RELEMBRE AQUI!
“Não ficamos com vacina parada. Chegou vacina, não importa o dia, vamos vacinando dentro dos cálculos por idade, para que não falte para ninguém daquela faixa etária”, diz a Subsecretaria de Atenção Primária Vanessa Ferreira.