Compartilhe:

Segundo o painel de perfil dos candidatos na plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano, o percentual de candidatos negros no Brasil (soma de pretos e pardos) registrados nas eleições para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores é o maior das últimas três campanhas.

  • em 2016, 47,75% dos candidatos se declararam negros;
  • em 2020, os autodeclarados negros eram 50,02%;
  • e, em 2024, eles somam 52,73%.

Porém, em Barroso, os dados destoam em comparação a média brasileira. Entre os 78 candidatos, registrados no DivulgaCand, 28 são negros (soma de pretos e pardos). São 24 pardos e quatro pretos. Os demais, ou seja, os outros 50 candidatos, a maioria, são declarados ao TSE como brancos.

ESCOLARIDADE

No que diz respeito a grau de instrução, levando em conta os candidatos a vereador, dos 78 registrados, 16 possuem superior completo, os demais, ou seja, os outros 62 estão entre superior, fundamental e médio como incompleto ou completo.

SEXO

Também consta nos dados que dois candidatos registraram orientação sexual no perfil de candidatura como bissexual. Estas são as primeiras eleições em que os candidatos puderam identificar a orientação sexual e identidade de gênero em seus perfis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *