A macrorregião do Centro-Sul já tem autorização para a avançar para a Onda Verde do programa “Minas Consciente”. Uma reunião realizada nessa quarta-feira (16), pelo Governo de Minas determinou o avanço. De acordo com o Estado, a decisão foi porque a área, da qual faz parte Barroso, apresentou estabilidade do número de casos e óbitos, seguindo a tendência de queda desses índices.
Porém, mesmo diante da decisão do Estado, Barroso, segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, continuará na Onda Amarela, fase que se encontra neste momento.
Devido ao aumento de casos nesta semana, que não foram contabilizados na avaliação, bem como devido a falta de medicamentos específicos para a Covid-19, houve uma recomendação da Macrorregião para os municípios permanecerem na onda amarela, pois os que passarem para a onda verde, poderão regredir na próxima semana. Então Barroso, assim como os demais municípios da Microrregião, permanece na onda amarela.
Diz a nota que foi enviada a reportagem do Barroso EM DIA nesta sexta-feira (18).
Onda Amarela
As macrorregiões de Saúde Noroeste, Triângulo do Norte, Sul, Sudeste, Centro, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul e Vale do Aço apresentaram índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais, contemplados pela onda amarela. Nesta fase, são permitidos:
- Bares (consumo no local);
- Autoescola e cursos de pilotagem;
- Salão de beleza e atividades de estética;
- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
- Papelaria, lojas de livros, discos e revistas;
- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
- Comércio de itens de cama, mesa e banho;
- Lojas de móveis e lustres;
- Imobiliárias;
- Lojas de departamento e duty free;
- Lojas de brinquedos;
- Academias (com restrições);
- Agência de viagem;
- Clubes;
- Bibliotecas, museus, galerias, arquivos (com restrições).
- Parques estaduais, unidades de conservação, zoológicos e jardins (com restrições).