Em um vídeo publicado na tarde desta sexta-feira (4), o Prefeito de São Tiago, Denilson Silva Reis (PSDB), falou em nome de toda a região da Macro Centro-Sul, sobre a permanência na Onda Amarela do Programa Minas Consciente do Governo Estadual.
De acordo com o Prefeito, toda a região, que inclui Barroso, continua na Onda Amarela, ou seja, não muda nada na cidade com relação ao que já vinha acontecendo com o comércio.
No início da manhã, existia a possibilidade da região avançar para chamada Onda Verde, onde até festas e eventos estariam liberados, porém, com a reunião, ficou definido que a Centro-Sul continua na Onda Amarela.
As regiões avançaram para a Onda Amarela em 8 de agosto. Segundo avaliação do Governo de Minas, os municípios da Zona da Mata e o Campo das Vertentes apresentaram índices favoráveis para manter a abertura de serviços não essenciais, contemplados pela Onda Amarela, como bares, lojas de roupas e calçados, autoescolas, salões de beleza, lojas de móveis, academias de ginástica (com restrições) e outros.
Onda Amarela
As macrorregiões de Saúde Centro, Vale do Aço, Jequitinhonha, Leste, Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Oeste, Sul, Centro-Sul, Sudeste e Leste do Sul apresentaram índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais, contemplados pela onda amarela. Nesta fase, são permitidos:
- Bares (consumo no local);
- Autoescola e cursos de pilotagem;
- Salão de beleza e atividades de estética;
- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
- Papelaria, lojas de livros, discos e revistas;
- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
- Comércio de itens de cama, mesa e banho;
- Lojas de móveis e lustres;
- Imobiliárias;
- Lojas de departamento e duty free;
- Lojas de brinquedos;
- Academias (com restrições);
- Agência de viagem
- Clubes