Será que é apenas neblina? Poeira? Ou então as velhas e temidas queimadas? Esses foram alguns dos questionamentos dos barrosenses nesse domingo (18) ao abrir a janela de casa e se deparar com uma densa fumaça por quase toda cidade no fim da tarde.
De longe era possível ver no céu uma espécie de fumaça branca, principalmente no horizonte. Imagens feitas pelos leitores do barrosoemdia mostram como ficaram as ruas e os principais pontos da cidade. A visibilidade ficou comprometida.
“A resposta mais provável para Barroso, no caso deste domingo, são os efeitos das queimadas, mas não dá pra descarar a poeira da fábrica, que aumentou muito também nos últimos meses”, diz um morador que enviou mensagem de WhatsApp ao barrosoemdia 9-9199-1575.
Outras pessoas relataram nas redes sociais que sentiram o forte cheiro das queimadas e a tal fuligem, matéria preta, gordurosa, na forma de diminutas partículas, oriunda da queimadas. “Tinha por toda casa quando fui varrer”, diz uma moradora do Nova Barroso.
Com o tempo seco nesta época do ano, o agravante da poeira e as queimadas, muitos barrosenses estão sofrendo com doenças respiratórias. Nos aplicativos é muito comum a reclamação sobre doenças relacionadas com os problemas enfrentados.