A Defesa Civil de Minas Gerais alerta sobre a previsão de fortes chuvas em Minas Gerais, podendo chegar a 200mm. O alerta vale até a sexta-feira (6).
Segundo o órgão, as chuvas são causadas pelo avanço de uma frente fria pelas regiões Central e Sul do estado, conforme dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As localidades com possibilidade de maior incidência das chuvas intensas, segundo os modelos meteorológicos utilizados pela Defesa Civil, são as regiões Central, Zona da Mata e Campos das Vertentes, região a qual Barroso faz parte.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o número é 67% do esperado para o mês de janeiro. O aguardado inicialmente para todo período era de 297,4 mm.
Proteja-se
Entre as principais dicas dadas pelo chefe da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Sandro Corrêa, estão:
- nunca se abriguem embaixo de árvores ou de proteções metálicas frágeis, que podem apresentar risco de quedas;
- evitem trafegar por áreas alagadas e por regiões próximas a rios e cachoeiras;
- não permaneça próximo de janelas, portas, canos e outros objetos metálicos.
“Sempre reforçamos que as medidas preventivas conseguem salvar vidas. Muitas vezes são ações simples, ter um pouco mais de atenção e não se expor ao risco de forma desnecessária”, completou o tenente-coronel.