Durante a Reunião Ordinária realizada na noite dessa segunda-feira (19), na Câmara Municipal de Barroso, o professor Alessandro de Paula, informou, na Palavra do Cidadão, que a cidade agora tem o Instituto Histórico e Geográfico (IHG).
Segundo o Professor, a luta para a realização deste sonho vem ocorrendo desde 2003, quando ele e um grupo de pessoas não conseguiram concretizar a implantação do Instituto no município. “Porém, em outubro do ano passado, foi convidado pelo historiador Eustáquio Nascimento e o Luciano da Rádio para criarmos, de fato, o Instituto em Barroso”, diz o Professor que é membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de São João del Rei.
“Um mês depois, na casa do Eustáquio, fizemos nossa primeira reunião e já saímos de lá com a Mesa Diretora e Conselho Fiscal formados”, declara Alessandro que informa que se trata de um grupo de pessoas apartidárias. “Nossa pretensão política é a história de Barroso. Esse é o nosso objetivo: valorizar a memória de Barroso”, diz.
O grupo recém formado fará as reuniões no primeiro sábado de cada mês na sala de governança da Prefeitura de Barroso, no 1º andar do prédio dos Três Poderes. A primeira reunião acontecerá próximo a comemoração dos 295 anos do povoado de Barroso, no dia 2 de março. A data da doação do terreno de Antônio da Costa Nogueira para a construção da capela de Sant´Ana aconteceu em 5 de março. Foi nesta data: 5 de março de 1729 que teve início a história da cidade que tem 70 de emancipação politica administrativo.
“Não estamos aqui pra julgar os erros do passado, as falhas que os outros tiveram, mas estamos aqui para relatar a história. Somos tão antigos quanto São João del Rei e Barbacena”, diz o professor.
Veja a participação de Alessandro na Ordinária dessa segunda.