No último sábado, dia 6 de julho, a cidade histórica de Diamantina recebeu a 14ª edição da Espinhaço XTreme, corrida de montanha que contou com percursos de 8 Km, 14 Km, 24 Km e 50 Km. Os corredores percorreram as mais belas e duras trilhas da Serra do Espinhaço, que integra a única cordilheira do Brasil.
No percurso de 24 Km, quem se destacou foi o barrosense Wanderson Nascimento, ele foi o campeão geral da prova, com o tempo de 2’23″59, abrindo cerca de 10min para o segundo colocado, Cleyton de Paula Pinheiro. Em 3º, ficou o aluno e companheiro de equipe de Wanderson, Diogo França, com pouco mais de 2h43 de prova. Jhonatan Lima e Fábio Almeida completaram o pódio masculino dos 24 Km.
Em 2023, o barrosense já havia sido campeão das duas etapas da Espinhaço XTreme, sendo a primeira em Milho Verde, na distância de 15 Km, e a segunda, em Diamantina, na distância de 50 Km, da qual ele bateu o recorde. Em 2024, foi a vez de ele estabelecer o recorde dos 24 Km. “Estou muito feliz. Contraí uma forte gripe faltando pouco mais de uma semana para a prova, alinhei para a largada ainda com bastante tosse, mas já havia conseguido retomar alguns treinos, então a estratégia foi largar mais conservador e ir sentindo o ritmo e monitorando as respostas do corpo. Apesar de sentir um cansaço além do normal, consegui um ótimo desempenho e saí com a vitória mais uma vez. A vitória teve um gostinho especial, pois tive a alegria de abraçar minha mãe, que aguardava ansiosa na linha de chegada” declara.
A competição foi a estreia de Wanderson Nascimento no time Salomon Brasil, seu novo patrocinador. “Nada melhor que começar essa nova jornada com uma expressiva vitória. Estou muito animado para esta nova fase” destaca o atleta, que integra a assessoria Go On Outdoor e também tem patrocínio da Mombora, marca de suplementos naturais que tem grande abrangência entre o público das corridas em trilha.
A temporada competitiva chegou à sua metade, e o barrosense revela que ainda tem alguns importantes desafios pela frente. “Estou focado nas distâncias intermediárias este ano e ainda tenho pelo menos cinco provas-alvo nesta segunda metade do ano”, conclui o atleta, que é o atual vice-campeão brasileiro na modalidade vertical Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha.