Compartilhe:

O barrosense Emerson Carlos de Melo, estudante do quinto período de História da Universidade Faveni, será empossado no próximo domingo (30) na Academia de Letras de São João del Rei. A assembleia acontecerá na sede da Academia, que fica na Praça Frei Orlando, no Largo de São Francisco, no Centro da cidade histórica às 10h.

Para ser admitido como acadêmico correspondente, como é o caso de Emerson, são duas opções: o candidato envia um pedido para o presidente da Academia de Letras, expondo a sua intenção de se tornar um membro ou pode ser indicado por três acadêmicos efetivos, o que foi o caso do barrosense. Este é mais um barrosense a fazer parte da academia sanjoanense. O ex-prefeito de Barroso, Baldonedo Arthur Napoleão, foi membro e Presidente da Academia de Letras.

A instituição foi criada em 8 de dezembro de 1970, instalada em 21 de janeiro de 1971. Começou a funcionar normalmente com um grupo de trinta acadêmicos correspondendo a igual número de cadeiras e patronos, com nome de ilustres personalidades das Letras e da História da cidade.

Dedicada ao ramo das Letras e das Artes, seus membros se salientam na publicação de livros, obras literárias, revistas e participação nos jornais da cidade e do Estado.

Foi reconhecida instituição de utilidade pública municipal através da Lei nº 1.683 de 25 de junho de 1979, e estadual através da Lei nº. 7611 de 11 de dezembro de 1979. Está conveniada com o Centro Regional de Documentação das Vertentes e com o mesmo trabalha na captura, conservação e preservação de documentos históricos da cidade e da Região da Vertentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *