Compartilhe:

Ariane Cardoso, que é formada em Educação Diabetes, pela UNIP São Paulo, esteve em duas cidades da região realizando uma ação com o tema: “Diabetes não é tudo igual”.

A primeira visita aconteceu em julho, na Câmara de Dores de Campos com um plenário da Câmara Municipal lotado, com a presença dos vereadores, do prefeito, vice prefeito e secretária de saúde. Já a segunda ação foi em Prados, no último dia 13 de agosto no espaço do Gato Preto, também com a presença de autoridades.

O convite veio através dos vereadores das respectivas cidades. Ariane também já fez uma apresentação na Câmara Municipal de Barroso.

“Realizo uma palestra informativa destacando os tipos de diabetes e suas principais diferenças, formas de prevenção do diabetes tipo 2, rotina de cuidados, contagem de carboidratos, os tipos de insulina, a importância da educação em diabetes e da monitorização contínua da glicose a partir das novas tecnologias, como o uso do sensor”, diz Ariane que possui vários cursos na área, inclusive alguns ofertados pela Associação Brasileira de Diabetes.

Além da ação nas cidades vizinhas, Ariane conta que o trabalho desenvolvido na Escola Municipal Alberto Corrêa, na cidade de Barbacena, instituição em que ela trabalha, está ganhando destaque. “Desenvolvemos um projeto “Diabetes no dia a dia da escola: dados e cuidados “, criado porque temos um aluno diabético tipo 1, e os profissionais da escola foram capacitados e os alunos do 5º Ano auxiliam o amigo na contagem de carboidratos e na aplicação da insulina. Todos os dados documentados são utilizados nas aulas e registrados em portfólios. Esse projeto foi aprovado para ser apresentado na Feira Científica de Barbacena, organizada pelo IFET e também recebemos a visita do vereador João da Semente, interessado em fazer uma ampla divulgação para as demais escolas”, explica.

“Como diabética tipo 1 conheço de perto a realidade de quem convive com esta doença crônica, sei quais são as dificuldades diárias, as dúvidas, os medos. Por isso busquei me capacitar, estudo todos os dias, me atualizo, fiz cursos com o objetivo que multiplicar e socializar conhecimentos e informações sobre o autocuidado tendo diabetes. A Educação em Diabetes é fundamental para o tratamento. É a base para se cuidar no presente e preservar um futuro sem complicações com a doença”, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *