Os alunos dos terceiros anos do ensino médio da Escola Estadual Francisco Antônio Pires, o FAPI, apresentaram na manhã dessa quinta-feira (14), um trabalho escolar de filosofia política que pode se tornar um Projeto de Lei através da iniciativa popular.
Os alunos, sob a orientação do professor Túlio Bernardino, apresentaram propostas de três Projetos que abrangem o desenvolvimento econômico, proteção a violência contra a mulher e melhorias no trânsito local, visando melhorias para o município de Barroso.
“Seja pela formação social ou pela formação cidadã, estes alunos estão entrando em contato com temas relevantes que são pertinentes a serem discutidos. Ao se envolverem nestas questões, aprendem sobre os processos legislativos, como elaborar projetos que visam o bem-estar da coletividade, além de vivenciar o cotidiano de nosso município”, diz Luizinho Moreira que participou do evento na Câmara Municipal de Barroso.
“Quero parabenizar o professor Túlio, pela excelente iniciativa; e os alunos, pelo envolvimento e lucidez no detalhamento dos projetos. Por isso, merecem um olhar especial do Poder Legislativo de Barroso”. diz.
Para que se torne um Projeto de Lei, de iniciativa popular, é necessário ter a assinatura de pelo menos 5% do eleitorado barrosense, que hoje é de cerca de 17 mil pessoas, ou seja, cerca de mil assinaturas.