Compartilhe:

Os agentes de endemia em São João del Rei iniciam nesta segunda-feira (7) o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em 2019. O trabalho deve ser realizado até quarta (9), com previsão de divulgar o resultado na quinta-feira (10).

O coordenador de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, José Ubirajara Jardim Júnior, explica que as equipes vão visitar os endereços sorteados pelo programa do LIRAa em todos os bairros.

“Nos locais faremos a coleta das larvas, que serão identificadas se são ou não do mosquito que pode transmitir a dengue, a zika e a chikungunya e elencar em quais locais foram encontradas. Este resultado vai determinar a estratégia de combate na cidade”, contou.

O resultado será comparado com o do levantamento realizado em janeiro de 2018: 2,9, considerado de médio risco pelo Ministério da Saúde. No entanto, o último LIRAa realizado em outubro do ano passado apontou o comportamento dos moradores como uma preocupação do setor de endemias.

“Este resultado apontou que 100% dos focos que encontramos estavam em locais onde havia presença humana. Temos equipes de mobilização social, que visitam escolas e comunidades. Fazemos as visitas, o combate, orienta, mas cabe ao morador cuidar”, afirmou.

“A preocupação é grande porque recentemente chouve muito mais que em 2018, permitindo o acúmulo de água que favorece a reprodução do mosquito. Por isso precisamos que a população se conscientize e ajude a eliminar os locais que se tornem focos”, ressaltou José Ubirajara Jardim Júnior.

Ele lembrou que todos os agentes já são conhecidos na comunidade onde atuam e que estarão devidamente credenciados e identificados. No entanto, caso algum morador tenha dúvida, pode entrar em contato com o setor de Coordenação de Endemias pelo telefone (32) 3379-1565.

Informações G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *