Foto: Adriano Machado/Reuters
O advogado e empreendedor Marco Túlio Rios Carvalho, de São João del Rei, teve a data de julgamento divulgada nessa terça-feira (11) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele participou dos atos golpistas de bolsonaristas que invadiram e depredaram da sede dos Três Poderes, em Brasília (DF), no dia 8 de janeiro.
A presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, atendeu a um pedido do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e marcou a análise das primeiras 100 denúncias entre os dias 18 e 24 de abril. O nome do advogado de São João del Rei aparece entre aqueles que serão julgados.
Os casos serão analisados no plenário virtual, no qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico.
Caso os ministros aceitem as acusações, os denunciados se tornarão réus e responderão por crimes como:
- associação criminosa armada;
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e
- deterioração de patrimônio tombado.
Quem é o advogado denunciado?
Em uma foto feita pelo fotógrafo Adriano Machado, da Reuters, Marco Túlio foi flagrado em meio à depredação no Congresso Nacional. Ele aparece na foto de destaque desta reportagem, no centro da imagem, com uma blusa branca amarrada na cintura.
Membro do movimento “Direita Forte São João del Rei”, o advogado e empresário fez diversas “lives” desde que chegou em Brasília (DF), no dia 1º de janeiro de 2023, para participação nos atos golpistas.
Nas redes sociais, Marco Túlio Rios disse que o movimento foi pacífico, apesar de imagens terem mostrado que os prédios dos Três Poderes foram completamente depredados.
Via g1