Compartilhe:

A Câmara Municipal de Barroso, em uma parceria inédita com a Paróquia de Sant’Ana e com o Centro de Pesquisas e Estudos em História da Arte e Patrimônio (CEPHAP), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), deu início a um projeto de catalogação do patrimônio da Matriz de Sant’Ana, focando na conscientização da importância da preservação do patrimônio histórico.

Já há dois meses, um grupo de estudantes do Curso de História da UFSJ está trabalhando na catalogação do acervo da igreja, com o objetivo de se publicar um material com o levantamento realizado e posterior utilização do conteúdo como material didático nas escolas. A etapa de levantamento foi concluída e a intenção é a de que todo o material catalogado esteja disponível para a comunidade no próximo mês de dezembro.

Para o historiador barrosense Túlio Henrique Bernardino, idealizador do projeto, trata-se de uma iniciativa que vai além da proposta religiosa. “A Igreja de Sant’Ana não pode ser vista somente como um templo religioso, mas também como algo de importância história do município, algo do nosso patrimônio público, já que a história de Barroso está intimamente ligada à igreja. Nosso objetivo é conscientizar a população da importância desse patrimônio histórico que temos aqui”, ressaltou ele, que agradeceu o apoio da Câmara na ação, que foi discutida no último mês de fevereiro.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.