Uma ação socioambiental, realizada pelo Teiú Coletivo, recolheu nessa manhã de domingo (4), uma enorme quantidade de lixo na chamada Rua Dehud José de Matos, a Rua da Cadeinha, como é conhecida.
Desde as primeiras horas da manhã do domingo, os voluntários do Coletivo isolaram parte da rua e iniciaram um trabalho de limpeza do local. Por volta de 12h, dezenas de sacos de lixo e dezenas, estima-se cerca de 30, carcaças de tv foram recolhidas. Pneus, resto de sofá e outros materiais recicláveis também foram recolhidos.
Parte deste material foi embalado corretamente e está à disposição do caminhão de lixo, que recolherá nesta segunda-feira (5). Já o material reciclável também será recolhido nesta segunda por uma empresa de coleta.
“É assustador ver essa quantidade de lixo que foi jogada ai. Ao longo dos anos, por ser um lugar ermo, escuro, as pessoas passavam por aqui e descartavam, lamentavelmente, seus lixos”, diz uma moradora da região que ficou assustada com a quantidade de carcaças de tv recolhidas.
TEIÚ
O Teiú Coletivo tem por objetivo organizar ações socioambientais na cidade de Barroso. “Somos um coletivo formado por várias cidadãs e cidadãos que buscam conscientizar a população da cidade para uma melhor interação nossa com o meio ambiente através de ações organizadas. Estamos ainda no começo e em constante aprendizado. Contamos com o apoio de todas e todos para nossa outras ações”, diz Maurício Carrara, um dos membros do Coletivo.
O grupo ainda não definiu a próxima ação, mas provavelmente deve voltar na Rua da Cadeinha para concretizar o trabalho que se iniciou na rua que liga o centro a vários bairros do município.