Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o município de Barroso completa 66 anos de emancipação político-administrativa. Nada melhor do que comemorar este aniversário conhecendo um pouco mais sobre a história da cidade.

O historiador barrosense Wellington Tibério lança o blog Histórias de Barroso, reunindo material de sua autoria publicados há 10 anos no jornal Tribuna da Cidade.

Os textos reproduzem fontes de pesquisa sobre Barroso nos séculos XVIII e XIX, contemplando temas como escravidão, criminalidade, genealogia, ferrovia e também artigos de opinião do autor que à época de sua publicação causaram polêmicas como “a Invenção das Tradições em Barroso” e  “Questão de Identidade” contextualizando passado e presente.

O artigo sobre a ferrovia traz uma importante informação, sobre a Estação Ferroviária de Barroso,  que neste ano completa 140 anos de sua construção, portanto o imóvel mais antigo da cidade e que precisa de uma restauração e uso de interesse coletivo .

Confira esta história e outras no blog Histórias de Barroso clicando neste link.

Sobre o autor

Tibério publicou em abril deste ano o livro “Barroso, um relato sobre as origens”  e foi colaborador do jornal Barroso EM DIA,  mantendo a coluna “Do Fundo do Baú” no período de 2013 a 2015. O novo blogueiro ainda pretende disponibilizar outros artigos sobre a História de Barroso publicados em periódicos regionais e resenhas de trabalhos que retratam a História local com viés acadêmico.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.