Compartilhe:

O Grupo Ponto de Partida, em Barbacena, está com inscrições abertas para dois cursos: musicalização infantil, voltado para crianças de 5 a 12 anos, e de “Gestão e produção cultural”, para o público adulto. Os interessados devem preencher o formulário disponível no site oficial do grupo.

De acordo com a diretora e fundadora do Ponto de Partida, Regina Bertola, as duas opções mostram um trabalho em defesa da arte para ajudar a qualidade de vida das pessoas.

“Neste momento que está tão indefinida a questão da cultura, artistas atacados, mais que resistir, a gente deve levantar esse estandarte de esperança. A gente não consegue viver no escuro, começa a ficar agressivo, violento, triste, grosseiro com as outras pessoas. É aí que transita a importância da arte: amplia a nossa condição humana, faz a gente ter a percepção da realidade e a capacidade de mudá-la”, contou ao G1.

Musicalização infantil

Regina Bertola explicou que com os recursos que vieram de uma emenda parlamentar o grupo optou por investir em um programa de formação voltado para a demanda que consideraram prioritária – oferecer as 40 vagas para aulas de musicalização para crianças.

“Vamos aplicar esse dinheiro na comunidade. A gente já tinha diagnosticado que as pessoas queriam a ‘Bituquinha’. Em poucos dias, superamos 500 inscritos de todos os bairros das zonas urbana e rural de Barbacena. Haverá uma seleção, 50% das vagas serão para alunos da escola pública para democratizar acesso. Nosso coração fica apertado porque queríamos atender todo mundo”, contou.

A seleção será entre os dias 1º e 4 de abril, quando todas as crianças inscritas serão ouvidas pelos mestres em uma oficina musical voltada para a faixa etária. Elas deverão estar acompanhadas de um dos pais ou do responsável legal para uma pequena entrevista. As datas e horários serão divulgadas no site do grupo a partir de 28 de março.

Gestão e produção cultural

curso de gestão e produção cultural é voltado para quem quer trabalhar na área e, segundo Regina Bertola, aprender a metodologia desenvolvida pelo Ponto de Partida.

“É uma formação mais profunda em uma área que está sempre precisando de gente competente. Produzir é fazer acontecer e para isso tem que saber muito. Desenvolvemos um modo de fazer que nos permitiu sobreviver e ter um lugar importante no cenário brasileiro sem sair do interior. Vamos apresentar também outros assuntos relacionados como organização, captação de recursos”, explicou.

Além disso, os selecionados para as 20 vagas do curso, que será dado em módulos entre abril e junho deste ano, terão também parte prática, organizando as atividades do Programa de Apreciação Crítica e Estética na Estação Ponto de Partida, voltado para 5 mil crianças e adolescentes.

“Em abril, vamos receber 2.500 alunos da rede pública, eles vão assistir ao ‘Gato Malhado’, que já estamos trabalhando nas escolas. Depois fazem um circuito para aprender a importância da preservação e da memória, um giro pelo jardim que é totalmente mantido por técnicas orgânicas e pela água que vem de uma nascente que a gente recuperou”, explicou Regina.

 

Em 2020, o grupo completa 40 anos de fundação por artistas que decidiram apresentar espetáculos para além da região mineira. Com 20 profissionais, o grupo criou e sistematizou métodos e processos de produção e criação e desenvolveu uma linguagem própria e uma dramaturgia brasileira que resultou em mais de 34 espetáculos.

A equipe já se apresentou por todo o Brasil e por países da África, Europa e América do Sul. Hoje o Ponto de Partida é responsável pela formação ou trabalho de 265 pessoas que atuam em diversos projetos, como a Bituca, a Universidade de Música Popular, e o Corredor Cultural Ponto de Partida.

Uma ação complementar do trabalho educacional do Projeto Ser Criança, o coro Meninos de Araçuí exercita em um processo de formação junto com o Ponto de Partida. O grupo tem aulas de música, percussão, voz, dança e interpretação e trabalham com grandes artistas mineiros. Em parceria com o Ponto de Partida, o coro já montou cinco espetáculos que lotaram plateias internacionais, gravaram seis CDs e dois DVDs e já dividiram palcos com Gilberto Gil e Milton Nascimento.

Informações G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *