Compartilhe:

Caminhando para a sua 35ª edição neste final de semana (dias 12 e 13 de julho na Praça do Forninho), o Festival da Canção de Barroso, o Festican, nasceu com o nome de Fecanb em 1979.

Sua primeira edição, segundo o historiador Wellington Tibério, na coluna Do Fundo do Baú, do jornal impresso barrosoemdia, o primeiro Festival foi organizado pelos alunos do 3º ano do Colégio Municipal nos dias de frio de julho no Centro Cívico de Barroso, hoje o Teatro Iracema Rocha, no antigo prédio do FAPI, o Francisco Antônio Pires.

Ainda de acordo com o ex-colunista, o Festival, que assim como outros pelo Brasil, nasceu inspirado na resistência a Ditatura Militar, mais de 60 músicas foram inscritas na ocasião e uma canção de Barbacena venceu o evento (não há informações oficiais sobre a música e o autor). Já o barrosense, “eterno” participante dos festivais, Júlio César Dutra, irmão de Marquinhos Dutra, ficou em segundo lugar com a música Implosão. Os dois já faleceram.

Fernando Goulart e Marilene Ceolin ficaram responsáveis pelo Festival até 1983. De lá pra cá, o poder executivo foi o grande realizador do evento que continua resistindo ao tempo e a tecnologia. Com passagens pela Praça Salvador da Silva, Sant´Ana, Ceclans, parte externa do centro esportivo Parque de Exposições e atualmente Praça do Forninho, o Festican já deu voz a grandes nomes da Música Popular Brasileira.

Entre elas, vale destacar a saudosa cantora Ivânia Catariana, irmã do saudoso cantor Vander Lee. Ao lado do marido, ela faturou o 1º lugar na 30ª edição do Festican em 2013 e o segundo lugar em 2015. Também foi destaque na cidade  Zé Alexanddre, campeão da primeira temporada do The Voice + que foi campeão na cidade em 2000. Destaque também para os saudosos cantores locais como Júlio Dutra, que venceu em 1980, e o irmão Marquinhos Dutra.

Enfim, mais de 40 anos já se passaram E o Festival da Canção de Barroso continua sobrevivendo ao tempo e a tecnologia. Nomes como Renato Ferreira e da nova geração como Elton, Silvinha Odon Júnior, Sam Oliver e Maycon Sapão continuam representando o município e enfrentando grandes feras de todo o Brasil.

SAIBA MAIS SOBRE O FESTIVAL DA CANÇÃO DE 2024! 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *