É educando o povo que se muda a política

Compartilhe:

A Câmara Municipal de Barroso sabiamente realizou nos últimos dias um evento voltado para futuros vereadores. A grosso modo, pode parecer apenas mais um evento, mas se tentarmos compreender o processo eleitoral brasileiro, entenderemos que são justamente eventos como esse que podem fazer toda a diferença no futuro a longo prazo. É educando o povo, e principalmente nossos representantes, que iremos conseguir reverter a situação descabida em que vivemos, politicamente falando.

Senadores, presidentes e deputados não iniciam suas carreiras como tais. Eles adentram a política, em 90% dos casos, por aquela mesma porta, ou seja, pelas câmaras. Assim, temos que tratá-las como prioridade da educação a longo prazo.

Se tivermos bons vereadores, consequentemente teremos bons políticos no futuro. Mas como escolher bons políticos? Todos os políticos são ruins, desonestos! Alto lá! É justamente isso que os políticos corruptos querem que os eleitores pensem, ou seja, que todos são corruptos e que temos que escolher o menos pior, se assim podemos dizer. Falho e eterno engano! Não devemos jamais nos deixar levar por essa ótica. Existem sim políticos corruptos e não são poucos, mas como em todas as profissões temos os bons e os ruins.

Existem jornalistas, médicos, engenheiros, garis e pedreiros que também são corruptos. E talvez a porcentagem não seja maior porque, diferentemente dos políticos, tais profissões não consigam ser tão corruptíveis. De qualquer forma, é procurando, vasculhando, que chegaremos à nossa escolha tão importante e que às vezes é jogada pela janela como se nosso voto não fosse resolver nada.

E o porquê de tudo isso agora; a um ano? Para que você realmente possa ter tempo e dedicar-se a procurar alguém que de fato vai te representar, que terá voz e terá como defender o seu voto. Pense! Votar não é ter piedade, dó da pessoa ou do candidato! Votar é escolher um representante em quem você confia a sua cidade e todos aqueles em que nela vivem, e não em quem vai fazer algo pessoal para você! Pense, desde já!

por Bruno Ferreira

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.