Próximo a completar 15 dias desde que aderiu à Onda Verde do Programa Minas Consciente, Barbacena registrou aumento de 19% de casos confirmados de COVID-19 na cidade. Desde o dia 25/05, dia da entrada oficial do município no Programa do Governo do Estado de Minas, Barbacena somou 49 casos confirmados de infecção humana pelo novo Coronavírus, até o Boletim Epidemiológico de ontem (6), quando a Secretaria Municipal de Saúde (Sesap) informou que a cidade alcançou a marca de 307 pessoas confirmadas com a doença.
No mesmo período, o número de casos curados subiu apenas 6%, passando de 193 para 205. Já as notificações, que são a soma de casos confirmados, suspeitos e descartados, teve uma alta de 43,7%. O número de casos descartados, aliás, também subiu em 29%.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), os 51 municípios que correspondem a Macrorregião Centro-Sul, da qual pertence Barbacena, no mesmo dia em que a cidade aderiu ao Programa Minas Consciente, registravam, juntos, 321 casos confirmados de COVID-19. Hoje (7), até o último Boletim Epidemiológico da SES, publicado ontem, a mesma região registrava 506 confirmações, 57,6% a mais de casos, o que corresponde, também, a 14,2 novos casos por dia.
Apesar dos números de Barbacena estarem abaixo dos da Macrorregião, vale ressaltar que todos os dados influenciam para a continuidade, avanço ou retrocesso da cidade no programa. De acordo com os protocolos do Minas Consciente, a avaliação para avançar para a próxima onda baseia-se em um período de 21 dias, desde a adoção da onda atual, ou seja, caso Barbacena avance para a Onda Amarela, o mesmo só deve acontecer após o dia 14/06. No entanto, o retrocesso para qualquer outra onda, de acordo com o mesmo programa, pode ser aplicado, independente do prazo, se baseando apenas na situação que a cidade apresentar de casos de COVID-19.