No próximo mês, São João del-Rei, a cerca de 60 Km de Barbacena, prevê inaugurar um sistema de câmeras de videomonitoramento, em diversos pontos da cidade. O objetivo é fiscalizar as rotas de veículos pesados, reduzindo assim o impacto de caminhões e carretas no centro histórico do município.
A mesma ação da Prefeitura de São João del-Rei prevê, também, a instalação dessas câmeras em quatro acessos da BR-265, rodovia entre Barbacena e Lavras, nos trevos da avenida Oito de Dezembro, Bonfim, Tijuco e no trevo do Elói. Além destes pontos, um quinto acesso, na BR-383, rodovia para Belo Horizonte, também receberá o equipamento de monitoração. As ações de videomonitoramento ficarão centralizadas no quartel do 38º Batalhão da Polícia Militar (38º BPM).
O projeto faz parte do Plano de Mobilidade Urbana (Plamur), que foi elaborado por uma equipe de técnicos da Prefeitura, para regulamentar o trânsito de carga e descarga de veículos pesados e de grande porte, e de veículos de transporte de passageiros.
Estão previstas câmeras de fiscalização em locais históricos tombados pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio e pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), como o Largo de São Francisco, Largo do Carmo, Praça da Estação, Rua da Prata, Ponte do Rosário e em avenidas e ruas da cidade.