Compartilhe:

Dois casos de Covid-19 foram confirmados na cidade de Barroso nesta terça-feira (19). Um é de uma senhora de 77 anos que está internada no Hospital Macedo Couto e segundo familiares passa bem. O outro é de um homem de 40 anos que está assintomático e de quarentena em casa. Os dois casos têm histórico de contatos com pessoas de fora do município, o que comprova a informação do Comitê de Enfrentamento de que o vírus ainda não está sendo transmitido comunitariamente.

Com a confirmação dos casos, como está sendo muito comum em várias cidades, boa parte da população apertou o gatilho em direção às vítimas. Pelas redes sociais e principalmente pelos aparelhos de WhatsApp, onde é mais fácil compartilhar fake news, são inúmeras fotos e áudios ofendendo, pedindo a prisão e até ameaçando a vida da vítima que contraiu o vírus.

Em um grupo, diante da informação de que o homem estaria andando pelas ruas de Barroso e abraçando todo mundo propositalmente, uma pessoa pede a prisão da vítima. “A polícia tem que prender este otário”, diz uma das mensagens. Outra defende esclarecendo que não é uma informação confiável.

Diante da repercussão negativa, das ofensas e do pesadelo que está vivendo, uma das vítimas, o homem de 40 anos, entrou em contato com a reportagem do Barroso EM DIA para contar a sua versão dos fatos.

“Como trabalho no Rio de Janeiro e na empresa que trabalho atualmente está exigindo o teste quando chegamos e saímos, na última quinta-feira (14), quando saí da empresa, realizei o teste do swab (cotonetes que são introduzidos nas narinas e na garganta) e sem nenhum, nenhum sintoma, assintomático, vim para Barroso. Aqui, diante do que está acontecendo já mantive cuidado e procurei me afastar das pessoas, inclusive do meu pai que já tem problemas de saúde. Quando foi na segunda-feira (18), a minha empresa, que tem um médico, me ligou para me informar o resultado positivo. Eu tinha ido ao Banco na parte da manhã, na farmácia e mais nada naquela segunda. Portanto, diante da informação, reforço que continuo não sentindo nada, nada, desde então estou em casa, em isolamento”, conta a vítima que diz estar sendo apedrejada na cidade.

“Criaram um perfil falso meu no Facebook e começaram a me apedrejar. Disseram que estou andando pelas ruas abraçando as pessoas propositalmente. Enfim, são inúmeras mensagens e um julgamento muito grande”, desabafa o homem que reforçou que até então não sabia do resultado e não sentia nada. “Eu fui trabalhar, eu estava trabalhando. Isso poderia acontecer com qualquer pessoa”, relata.

Ele também informou à reportagem do Barroso EM DIA que de fato, como o Prefeito Reinaldo Fonseca disse na LIVE, se recusou a fazer o teste da Prefeitura de Barroso porque a médica da empresa em que trabalha já tinha lhe informado sobre o resultado positivo. O paciente continua em casa e até o momento sem sintomas.

A SENHORA

Da mesma forma, de acordo com familiares da senhora que contraiu o vírus, a família tem sido alvo de xingamentos pelas redes sociais. Circulam áudios e fotos culpando a senhora e a família dela em Barroso. Por respeito aos nossos leitores não faremos a transcrição de um dos áudios.

Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura, através dos profissionais do Comitê, todas as pessoas que tiveram contato com os pacientes estão em quarentena. O mapeamento e a busca ativa continuam sendo realizados pela Prefeitura.

3 Comentários

  1. Acho um absurdo, falta de respeito e solidariedade com o próximo. Recebi a foto e duvidei que o rapaz estaria fazendo isso, inclusive nem sei se realmente é a pessoa. Pedi a quem me enviou em não ficar passando fotos. Se for o rapaz da foto, eu o conheço e já nos encontramos no trecho; considero ele uma pessoa de bom caráter e um bom profissional. Temos que rogar a Deus para a recuperação dos enfermos e torcer para que encontre uma vacina pra essa pandemia. Força meu amigo, Deus está contigo.

  2. Boa tarde. Aqui do RJ acompanho as notícias de Barroso. O trabalho do Barroso em Dia fez um grande trabalho em alertando junto ao Prefeito o caso da pessoa com Covid. Porém sem mencionar a identidade da pessoa. Li algumas postagens nas redes sociais como se fosse um crime quem contraiu o vírus.

  3. Nesse momento não cabe a nós julgar e sim seguir as regras do Decreto Municipal Nº 4106/2020, baixado pelo chefe do município. Talvez deveria reavaliar a opção de implementação de uma sanção disciplinar, visto que a maior parte da população não está percebendo a magnitude do enfrentamento do COVID -19. Crianças, jovens, adultos e até idosos caminhado pelas ruas normalmente, interagindo com outras pessoas, sendo que a maior parte delas sem um motivo emergencial para tal atitude.
    Tenhamos consciência de nossos atos, pois estamos todos no mesmo lado e queremos alcançar o mesmo objetivo: ” Vencer essa pandemia com o mínimo de perdas possíveis “.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *