A Macrorregião à qual pertence Barroso, cujas cidades polo são Barbacena, São João del-Rei Congonhas e Conselheiro Lafaiete, decidiu pela adesão ao plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”, programa do Governo de Minas Gerais que orienta a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado.
O plano sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, tendo em vista a necessidade de levar a sociedade, gradualmente, à normalidade, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantam a segurança da população.
O Minas Consciente separa as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando o cenário de cada região do estado e a taxa de evolução da Covid-19.
De acordo com análise do Governo do Estado, nossa Macrorregião se encaixa na “Onda Branca”, que inclui, além dos serviços chamados essenciais, outros como: Antiguidades e objetos de arte; Armas e fogos de artificio; Artigos esportivos e jogos eletrônicos; Formação de condutores; Produtos Agrícolas, Plantas e Floriculturas; Móveis, tecidos e afins; Outras atividades assessórias, que podem ser consultadas aqui.
No link a seguir, estão enumerados os protocolos de acordo com a atividade econômica, que sugerem o comportamento a ser adotado pelo empregador, por seus trabalhadores e pelos cidadãos. Veja clicando aqui!
Procedimentos para funcionamento dos estabelecimentos da Onda Branca, que é o caso que Barroso está vivendo.