Desde o último dia 14 de abril até esta quarta-feira (14), a cidade de Barroso registrou 24 novos casos suspeitos da covid-19 na cidade.
De acordo com os Boletins Epidemiológicos da Prefeitura Municipal de Barroso, através do Comitê de Enfrentamento, os números tiveram um aumento silencioso, ou seja, de caso em caso, sem registro em massa.
Desta forma, aos poucos, o número de suspeitos cresceu e atingiu a marca de 68 casos nesta quarta. Ao longo deste período, alguns casos também foram descartados, mas com o atraso dos resultados, em escala bem menor. Hoje são 27 descartados.
Outro ponto positivo, além de não ter ainda nenhum caso confirmado, é que dos 68 casos suspeitos, a maioria, segundo o Comitê, já é considerado descartado. “São pessoas que apresentaram algum sintoma e ficaram em isolamento por precaução. E isso já faz tempo. Só estamos esperando uma atualização do Sistema para que estes nomes sejam retirados dos casos suspeitos”, diz a profissional Maraiza Nascimento.
Vale ressaltar que apesar do aumento significativo, não existe nenhum caso confirmado no município. Porém, de acordo com especialista na área da saúde, com o aumento de casos suspeitos a probabilidade de aparecer um caso positivo também aumenta.
A Prefeitura continua com os decretos em evidências, mas é notável que a movimentação pelas ruas de Barroso é visível. E mais, alguns comerciantes continuam funcionando normalmente na cidade.
Notas e Esclarecimentos da Prefeitura
Todas as fichas suspeitas são encaminhadas para o CIEVS e eles direcionam quais devem ser coletados. Depois de encaminhadas, entra-se em contato com a Regional a qual Barroso pertence, no caso São João Del Rei, e é liberado o KIT para a coleta das amostras.
As Amostras Coletadas são encaminhadas para FUNED e os resultados acompanhados diariamente pela vigilância Epidemiológica no GAL.
Veja abaixo o resultado de 14 de abril e o resultado desta quarta, 14 de maio

