No início da tarde de ontem (19), uma criança de um ano e 10 meses caiu na piscina de casa e foi salva por sua irmã de 11 anos. O caso aconteceu na Avenida dos Tecelões, na Chácara das Andorinhas, em Barbacena.
Segundo a mãe, de 36 anos, ela estava em casa com a sua filha de 11 anos e a avó, quando em dado momento deram por falta da criança. Elas encontraram o corpo da menina de um ano boiando na piscina da casa.
Imediatamente a irmã de 11 anos entrou dentro da piscina e retirou a criança e a repassou para mãe que desesperada pediu por socorro. Um vizinho, que é policial militar, foi até a casa e junto com a mãe fizeram manobras e massagens cardiorrespiratórias, o que fez com que a criança voltasse a respirar.
Quando os bombeiros chegaram verificaram que os sinais vitais e os batimentos já estavam preservados. Uma ambulância do SAMU, chefiada por um médico, verificou os demais sinais vitais, realizou a auscultação (técnica para escuta dos sons internos do corpo) pulmonar, os batimentos cardíacos, pressão arterial e demais sinais vitais.
A criança foi encaminhada ao Setor Pediátrico da Santa Casa de Misericórdia.
Fato que se repete
Esse não é o primeiro caso na região que envolve afogamento e crianças. Somente neste ano foram registradas na área da 2° Cia Independente de Bombeiros, sete mortes por afogamento e quatro resgates com vida, sendo duas crianças.