Compartilhe:

Prefeitos, secretários municipais e lideranças da área do turismo de Prados e de outras 11 cidades da região, entre eles Reinaldo Fonseca (PSDB), participaram, entre 14 e 16 de abril, de uma visita técnica à Cidade de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo. O intercâmbio foi organizado pelo Sebrae.

O objetivo era compartilhar conhecimento e experiências dos setores de Agro turismo e Turismo de Experiência. As lideranças foram recebidas pelo prefeito Vendanovense Braz Delpupo, juntamente com secretários municipais e representantes de entidades locais ligadas ao turismo.

Na ocasião, Delpupo destacou a importância da troca de experiências e relembrou a viagem à Itália, quando Venda Nova dava seus primeiros passos no agro turismo: “queríamos saber como a Itália desenvolvia este setor”.

“Nas pousadas, quando não havia vagas, eles levavam o visitante para outras e o buscavam novamente no dia seguinte”, recordou o prefeito vendanovense. Ele destacou, ainda, a importância do trabalho conjunto para o desenvolvimento do turismo.

Agro turismo

O agro turismo surgiu na Europa, na década de 60, onde as pessoas das cidades iam para o meio rural, hospedavam-se nas propriedades e estabeleciam um relacionamento diferente dos habituais nos centros urbanos. No agro turismo, o relacionamento do turista é muito pessoal: ele não é uma ficha de cadastro nem mais um número, é uma pessoa especial, um amigo da família que o recebe.

O agro turismo ou turismo rural nada mais é do que um conjunto de atividades turísticas, desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.

Esta pode ser uma excelente alternativa econômica para os municípios que como Prados tem uma forte e variada atividade sitiante, um gerador de desenvolvimento econômico para o mundo rural.

*Jornal das Lajes / Prefeitura de São Tiago

1 comentário

  1. Onde tem fazenda em Barroso? Um povo preguiçoso, que não planta nada, não produz nada, fica só debaixo da saia da Holcim? O que tem em Barroso para atrair turistas? Uma cidade que não cuida do patrimônio que tem? Deixa derrubar casa quase centenárias? Ajuda aí autoridades, prefeito que foi vereador 3 mandatos e tá perdido, sem saber o que fazer com a cidade. As outras citadas, sim, elas trabalham e produzem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *