A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, foi antecipada e começa oficialmente nesta quarta-feira (10) nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes. De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, este ano O público alvo será crianças, de seis meses a seis anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade) e gestantes.
A vacina ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. A campanha continua até 31 de maio, tendo o dia 4 de maio como o “Dia D de Mobilização Nacional”.
Além das crianças, serão vacinados idosos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, doentes crônicos (dentro do grupo das comorbidades indicadas pelo Ministério da Saúde e com receita médica), professores das redes pública e particular, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Datas por grupos
Entre os dias 10 e 19 de abril, serão vacinados somente as crianças, de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas.
A segunda fase da campanha começa em 22 de abril, quando inicia a vacinação de idosos e todos os outros grupos, que vai até 31 de maio.
As crianças e gestantes que não vacinaram até o dia 19 de abril poderão ser imunizados também nesta segunda fase.
Informações G1