A noite desse domingo (10) foi de chuva e muitos raios em Barroso e região.
Por volta das 21h uma forte chuva de verão começou a cair na cidade e consequentemente, como já acontece aqui na região do Campo das Vertentes e Zona da Mata, a incidência de raios também foi volumosa.
Em uma sequência de 15 minutos, vários raios caíram na cidade. Não é preciso afirmar os números, mas dezenas de raios caíram seguidos de fortes trovões.
Sem chuva, mas com raios ainda caindo, o barulho e a força das descargas elétricas pareciam ainda mais fortes na noite desse domingo.
Apesar da forte incidência, nenhum registro mais grave foi reportado até o momento.
Em Barroso, segundo dados do site Grupo de Eletricidade Atmosférica, a cidade aparece na posição de número 1.918 em âmbito nacional de densidades de raios e na posição de número 124 no estado. A densidade de descargas é de 4,55.
ESTUDO
Um estudo desenvolvido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aponta que, neste verão, a incidência de raios em todo o país está sendo marcado pelos efeitos do fenômeno climático El Niño.
As previsões indicam que a intensidade do fenômeno vai provocar um aumento na incidência de raios nas regiões Sul (cerca de 50%) e Sudeste do país (em torno de 20% a 30%).
Fotos: Fátima Barbosa
