A edição 2018 da Festa das Rosas e Flores foi cancelada em Barbacena. O evento estava agendado para acontecer entre os dias 26 e 28 de outubro no Parque de Exposições da cidade. O cancelamento foi definido pela Prefeitura devido a questão financeira e a empresa responsável pelos shows.
Para substituir o tradicional evento, que comemora 50 anos em 2018, os produtores de flores vão realizar uma programação alternativa, com desfiles, coroação da Rainha das Rosas 2018, broto e brotinhos, bem como a premiação de concurso literário e artístico.
Na última quarta-feira (10), a Prefeitura de Barbacena publicou um decreto declarando Estado de Emergência Financeira no Município. Segundo o Executivo, o motivo foi o não recebimento de mais de R$ 64 milhões do Governo de Minas Gerais.
A empresa vencedora do processo licitatório dos shows, Cadoro Eventos, também anunciou o cancelamento da grade em razão da baixa venda de ingressos. Entre as atrações artísticas em destaque previstas estavam Zezé di Camargo e Luciano, Matheus e Kauan e Zé Ramalho.
Em 2017, a festa foi realizada entre os dias 11 a 15 de outubro e movimentou o turismo e a economia da cidade. Aproximadamente 15 mil pessoas passaram por Barbacena durante cada um dos dias do evento.
A festa retornou ao calendário da cidade no ano passado, após deixar de ser realizada por três anos.
Programação Alternativa
De acordo com o produtor de flores Jair Marciano, proprietário da Chácara São Sebastião, o grupo de floricultores optou por realizar a festa em razão do cinquentenário do evento.
“Assim que tomamos ciência do grave problema vivido pela Prefeitura em razão do calote do Governo de Minas, resolvemos dar nossa parcela de colaboração e unir forças para realizar o desfile no Centro”, explicou.
Os floricultores farão os enfeites na área central, um carro alegórico e a distribuição de rosas no centro, sem ônus financeiro para a Prefeitura.
Informações G1