O presidente da República, nesta semana, assinou um decreto que reduz consideravelmente as restrições para a posse de armas. Pelos novos critérios, uma família de quatro adultos poderá ter em casa a quantidade de até 16 armas.
A ideia parece boa, mas infelizmente não é.
Há um sólido consenso entre os especialistas em segurança pública, no Brasil e no mundo, com relação ao efeito perverso do aumento da circulação de armas na sociedade. Esse consenso é baseado em centenas de pesquisas elaboradas com dados oficiais de criminalidade, assassinatos, acidentes e suicídios.
Cito agora as principais evidências encontradas nesses estudos:
- onde há mais armas, há mais homicídios e há mais homicídios de policiais;
- onde há mais armas, há mais acidentes domésticos fatais, inclusive e especialmente com crianças;
- onde há mais armas, há maior taxa de suicídio;
- no Brasil, as armas usadas em crimes comuns migram do mercado legal para o mercado ilegal. Isso significa que criminosos muitas vezes roubam armas legais para praticar crimes.
- A presença de uma arma amplia muito a chance de uma discussão banal terminar em assassinato.
- Não há nenhuma evidência de que mais armas diminua a propensão de criminosos a cometerem atos ilícitos.
Essa discussão é especialmente relevante para a nossa região. Uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revelou que a microrregião de Barbacena é a segunda do país com a menor quantidade de armas em circulação. Por isso, a nossa região é também uma região pacífica. A mesma pesquisa mostrou que a taxa de homicídios por armas de fogo na micro Barbacena era mais de 10 vezes menor que a média brasileira.
A conclusão que se pode tirar das evidências científicas é que a posse de uma arma apenas deixa a sua residência e sua família e também o seu bairro, sua cidade e sua região mais vulneráveis. Se sua chance de morrer ou de se tornar um assassino cresce tanto quando você tem a posse de uma arma, esse é um ótimo momento para pensar e para não comprar uma.
por Antônio Claret
Clique abaixo e ouça o áudio do texto
Para saber mais:
Compilado da Universidade de Harvard: Mais armas = mais homicídios
Relatório do Instituto Sou da Paz: De onde vêm as armas do crime apreendidas no Sudeste?
The Economist: O que funciona para reduzir as mortes por armas de fogo
Dossiê Armas, Crimes e Violência: o que nos dizem 61 pesquisas recentes
The economist: Superstição ajuda a explicar como as pessoas pensam sobre a legislação armamentista.