Compartilhe:

Iniciado em março de 2017, com previsão de encerramento para março deste ano, o Projeto Show de Bola, iniciativa da Associação de Cultura, Esporte e Lazer Movimenta Brasil, com patrocínio da LafargeHolcim, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e parceria da Prefeitura de Barroso e do Instituto LafargeHolcim, foi prorrogado para novembro e teve seu término no último dia 10. 

O último evento aconteceu na quadra da Escola Estadual Francisco Antônio Pires (FAPI), no bairro Nova Barroso. Crianças e jovens participantes estiveram presentes nos jogos finais do campeonato interno de futsal e handebol. O evento contou ainda com cerimônia de premiação das equipes vencedoras. 

O Show de Bola deu acesso a mais de 500 estudantes, entre 7 a 17 anos, a diferentes modalidades esportivas (basquete, futsal, handebol, vôlei, corrida de rua e futebol). “A inclusão de diferentes modalidades esportivas no cotidiano dos alunos, alinhado a valores importantes, como cidadania e respeito, trouxe uma nova perspectiva para eles”, disse Rafael Diniz, coordenador da Associação Movimenta Brasil. Segundo ele, o projeto completou o ciclo programado que estava previsto para encerrar em março deste ano, mas foi prorrogado para novembro, e uma nova etapa está sendo estruturada pela associação.

Para os alunos, os ensinamentos foram além daqueles compartilhados dentro da quadra de esportes: “Aprendi no Show de Bola que temos que ser um time dentro e fora de quadra. Também melhorei meu jeito de ser e fiz novos amigos”, conta João Lucas Almeida de Melo, 10 anos, aluno de iniciação esportiva.

“O caráter de desenvolvimento social e cidadão das crianças e jovens de Barroso foi determinante para o apoio da LafargeHolcim ao projeto neste período. O investimento na formação dos mais jovens é chave para a construção de uma geração melhor preparada para o futuro”, afirmou Juliano Menezes, gerente da fábrica da LafargeHolcim de Barroso.

VEREADORES

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Barroso promovida na noite dessa segunda-feira, 12 de novembro, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o requerimento verbal de autoria do Vereador Leone Nascimento, relacionado ao projeto Show de Bola. A intenção é de que sejam convocados os responsáveis pela empresa LafargeHolcim para esclarecimentos sobre o fim do projeto no Município.
 
Na semana passada (dia 08), o Legislativo já havia aprovado, também por unanimidade, o Requerimento 35/2018, solicitando o envio de ofício à empresa cimenteira com o intuito de pedir que a mesma avaliasse a continuidade do projeto em Barroso, bem como a sua expansão para atendimento a mais crianças e adolescentes.
 
Em sua explanação, o autor do requerimento explicou que a expectativa dos pais e alunos era a de que o projeto tivesse continuidade, o que não aconteceu. “Gostaríamos de esclarecimentos sobre o porquê do encerramento do projeto, que neste ano atendeu 250 crianças e adolescentes e que, além do cunho esportivo, tem um cunho social e trouxe uma melhoria na qualidade de vida, no convívio social desses jovens. O encerramento desse projeto traz um prejuízo muito grande”, destacou ele. 
 
Os vereadores também destacaram o histórico de projetos oferecidos pela fábrica de cimento em Barroso e que, no entanto, não recebem uma continuidade para resultados em prazos mais estendidos. Além disso, os parlamentares falaram da importância dos projetos terem a participação e o acompanhamento dos pais e dos setores diversificados da comunidade.
 
Antes da reunião dessa segunda-feira, os vereadores receberam um grupo de mães que reforçaram o apelo para que as atividades do Show de Bola sejam mantidas. 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *