Compartilhe:

Barroso superou, em 2017, as metas projetadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Rede Municipal de Ensino. De acordo com os dados disponíveis no site do Inep, a média foi de 6.9, valor previsto para ser alcançado somente no ano de 2021. Em 2015, a média foi de 6.6, o que representa um acréscimo de 0.3.

Foram avaliadas a 4ª série e o 5º ano de quatro escolas municipais de Barroso, como consta na tabela abaixo. Os dados também mostram as notas individuais das instituições.

A escola Irmã Magdaline superou as metas para os próximos quatro anos, enquanto a E.M. Arthur Napoleão ultrapassou a meta para 2019.

O Sociólogo e colunista do Barroso EM DIA, Antônio Claret destacou o desempenho de Barroso na rede municipal.” É muito bom, a maioria das metas foram alcançadas com alguns anos de antecedência. O desafio aqui, como no Brasil, é avançar na qualidade do Ensino Médio. Nenhum Estado se destacou nesse nível em todo o país” diz.

O índice é calculado de dois em dois anos, de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e com as taxas de aprovação das escolas e redes de ensino.

Rede estadual

As escolas estaduais avaliadas em 2017 foram apenas a E.E. Sant’Ana (4ª série), com nota 6.4; E.E. Cônego Luiz Giarola Carlos (8ª série, com nota 4.5 e 3ª série EM, com 4.1);E.E. Prefeito Geraldo Napoleão de Souza (8ª série), com 5.4 e E.E. Francisco Antônio Pires (8ª série e 3ª série EM ), com nota 4.8 e 4.6, respectivamente.

A média total alcançada foi de 6.4, o que representa um decréscimo de 0.7 pontos em comparação ao Ideb de 2015, que foi de 7.1.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *